A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 20 de Agosto de 2017

02/04/2016 11:07

Prazo para filiação partidária a candidatos termina neste sábado

Michèlle Canes, da Agência Brasil
Quem pretende concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador nas eleições de outubro, precisa ter a filiação aprovada pelo partido político até este sábado (Foto: José Cruz/Agência Brasil)Quem pretende concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador nas eleições de outubro, precisa ter a filiação aprovada pelo partido político até este sábado (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O prazo para a filiação partidária daqueles que pretendem participar das eleições municipais deste ano termina hoje (2). Por isso, quem pretende concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador nas eleições de outubro, precisa ter a filiação aprovada pelo partido político até este sábado.

Segundo o TSE, ao se filiar a um partido, a pessoa aceita e adota o programa da legenda e passa a integrá-la. A filiação é também, segundo a Constituição Federal, uma das condições de elegibilidade.

O prazo final para que a filiação ocorra está estabelecido na legislação do país. “A Lei das Eleições determina que, para concorrer às eleições, o candidato deverá estar com a filiação deferida pelo partido no mínimo seis meses antes da data do pleito”, explica o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Admar Gonzaga. Segundo o magistrado, quem não respeitar a data limite não poderá participar da disputa.

Reforma eleitoralO tempo mínimo de seis meses para a filiação foi uma das mudanças feitas pela reforma eleitoral de 2015 e que já vale para as eleições deste ano. “Houve alteração na data limite de filiação. Para participar da disputa eleitoral em 2016, o candidato deve estar filiado a um partido político até o dia 2 de abril, ou seja, seis meses antes da data do primeiro turno das eleições, que será realizado no dia 2 de outubro. Pela regra anterior, para disputar uma eleição, o cidadão precisava estar filiado a um partido político um ano antes do pleito”, explica o ministro.

Além do prazo para filiação, a Lei das Eleições estabelece outras regras, como a que prevê que o candidato deve possuir domicílio eleitoral na localidade para a qual vai concorrer, pelo menos um ano antes das eleições.

Eleições municipais 2016 – principais municipais na legislação eleitoral
Em 29 de setembro de 2015, a presidente sancionou a lei 13.165/15. Tais alterações, chamada “Minirreforma Eleitoral”, serão aplicadas para as eleiçõe...
Eleições 2016 – As novas regras
LEMBRA? “Tem alguém levando o lucro, tem alguém colhendo o fruto/sem saber o que é plantar. Tá faltando consciência, tá sobrando paciência, tá faltan...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions