ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Política

Prefeitos cobram agilidade em repasse de verbas federais

Redação | 10/02/2009 14:53

Antes do encontro com o presidente Lula, agendado para hoje, os 45 prefeitos de Mato Grosso do Sul que estão em Brasília tiveram um encontro com a bancada federal sul-mato-grossense. Na mesa, colocaram como principal crítica a burocracia para a liberação de verbas federais.

Na presença de diretores da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades, a reclamação atingiu em cheio os representantes do banco, que na avaliação dos prefeitos demora demais para liberar as verbas depois da assinatura de convênios.

A prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet (PMDB), apresentou uma sugestão. Na opinião dele, uma forma de agilizar o processo é possibilitar que as emendas parlamentares de pequeno valor, por exemplo, de R$ 300 mil, sejam acertadas em convênios que envolvam a apenas os ministérios e as prefeituras, sem passar pela burocracia da Caixa Econômica.

Outra boa alternativa, defendem os administradores, é o envio de técnicos aos municípios já com os processos em mãos e com autonomia para solucionar as pendências junto a equipe das prefeituras.

O prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), citou o exemplo do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que acaba gerando custos extras à empresa interessada em fazer as obras em até 20%, por conta da burocracia exigida.

O senador Valter Pereira (PMDB) assumiu a função de levar a preocupação dos administradores ao Ministério das Cidades e os representantes da Caixa Econômica e do Ministério se comprometeram buscar soluções para as deficiências envolvendo o processo de liberação de verbas federais. (Informações da assessoria da Assomasul)

Nos siga no Google Notícias