ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Política

Prefeitos de 35 cidades se reúnem na Assomasul para discutir demarcações

Aline dos Santos | 06/05/2013 08:42
Há uma semana, produtores aproveitaram visita presidencial para protestar. (Foto: Marcos Ermínio)
Há uma semana, produtores aproveitaram visita presidencial para protestar. (Foto: Marcos Ermínio)

Uma semana depois de provocar vaias e protesto durante a visita da presidente Dilma Rousseff (PT) a Campo Grande, a demarcação de novas terras indígenas volta à pauta de discussão nesta segunda-feira. Desta vez, o debate acontece na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

Foram convocados prefeitos de 35 municípios e parlamentares da bancada federal. A reunião começa às 10h e será às portas fechadas. Ao fim, os prefeitos devem anunciar as deliberações sobre a questão.

Já na próxima quarta-feira, a discussão sobre o tema será em Brasília. Uma audiência vai reunir produtores e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

Conforma a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária), a intenção da Funai (Fundação Nacional do Índio) é demarcar como indígena uma área que abrange 22% do Estado, abrangendo 28 municípios. A área equivale a 25% do PIB (Produtor Interno Bruto) e 60% da produção de soja de Mato Grosso do Sul.

Na região, estão municípios como Coronel Sapucaia, Amambai, Aral Moreira, Laguna Carapã, Caarapó, Jutí, Naviraí, Tacuru, Itaquiraí, Paranhos, Sete Quedas e Iguatemi. O MPF (Ministério Público Federal) pede a criação ou ampliação de 39 novas áreas.

Nos siga no Google Notícias