ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Prefeitura inclui Ceinfs na eleição para mandar novo projeto à Câmara

O projeto de lei enviado no fim do ano passado não contemplava as creches, o que gerou reclamação dos professores

Mayara Bueno | 27/03/2018 12:19
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), durante agenda nesta terça-feira (dia 27). (Foto: Marina Pacheco).
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), durante agenda nesta terça-feira (dia 27). (Foto: Marina Pacheco).

O projeto de lei sobre eleições direta nas escolas municipais, com as alterações, já foi assinado para ser reenviado à Câmara Municipal de Campo Grande, afirmou o chefe do Executivo municipal, Marquinhos Trad (PSD), nesta terça-feira (dia 27).

Principal motivo de reclamação, e que fez com que o município retirasse a proposta da casa de leis, as eleições nos Ceinfs (Centro de Educação Infantil) foram incluídas no novo projeto. Neste caso, no entanto, o pleito vai ocorrer em 2020.

De acordo com o prefeito, a exclusão dos Ceinfs do antigo projeto de lei havia sido decidido com a ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais de Educação).

Contudo, foi justamente a retirada da previsão do pleito nas creches que causou a reclamação e discussão na Câmara Municipal. Semana passada, ocorreu uma audiência pública.

Eleição - O projeto de lei esclarece que as eleições para as unidades escolares serão convocadas pelo Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande). Não há a previsão para tal, no entanto.

Os mandatos do diretor e do diretor-adjunto serão de quatro anos e a reeleição será permitida "quantas vezes forem de interesse da comunidade escolar". Também está prevista a indicação temporária de alguém pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), caso ocorra vacância das duas funções. Neste caso, o substituto fica até 90 dias para que uma nova eleição seja feita, prevê a lei.

A eleição nas escolas foi prometida durante campanha e, em abril deste ano, o chefe do Executivo municipal afirmou que estava fazendo um estudo técnico para apresentar a proposta. Atualmente, a escolha de diretor nas escolas se dá por indicação dos professores da própria rede.

Se aprovado, o processo eleitoral nas escolas vai ocorrer ainda este ano, enquanto nos Ceinfs só em 2020.

Nos siga no Google Notícias