ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Política

Presidente da Assomasul convoca prefeitos para XV Marcha a Brasília

Wendell Reis | 07/05/2012 14:47
Krug defende melhor distribuição dos royalties do Pré-Sal
Krug defende melhor distribuição dos royalties do Pré-Sal

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Jocelito Krug (PMDB), está convocando os prefeitos do Estado para participarem da XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorrerá de 15 a 17 deste mês. A marcha tem como principal objetivo solicitar mudanças no critério de divisão dos royalties do Pré-Sal.

Krug relata que a maioria dos municípios brasileiros não tem capacidade de investimentos por conta, principalmente, do atual modelo de distribuição dos tributos. O presidente da Assomasul lembra que hoje os recursos dos royalties estão concentrados em apenas 29 municípios do Rio de Janeiro e Espírito Santo, o que torna a distribuição injusta, tendo em vista que o petróleo pertence à nação.

Para corrigir o problema, Krug defende uma melhor distribuição do Pré-Sal, visto que, em sua opinião, a riqueza é de todos os brasileiros e não apenas dos estados produtores de petróleo. Uma nova proposta apresentada na Câmara Federal prevê que até 2020, 11% dos royalties serão destinados a estados e municípios confrontantes, 20% a União, 27,5% aos fundos especiais de estados e municípios e 3% aos municípios que tem operações de embarque e desembarque da exploração. A matéria deve ser votada na Câmara até o dia 20 deste mês.

Nos siga no Google Notícias