A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

07/07/2009 13:44

Presidente da Câmara de Naviraí é levado para Dourados

Redação

O presidente da Câmara de Naviraí, José Odair Gallo (PDT), preso pela hoje PF (Polícia Federal) durante a operação Owari, será transferido a qualquer momento para Dourados.

A transferência de Gallo estava marcada para as 14h, mas ele ainda permanece em Naviraí. Na sede da PF de Dourados, Gallo continuará a prestar depoimento e deve permanecer detido, por tempo indeterminado.

Com ele, também está detida uma funcionária da Pax Primavera, identificada apenas como Eliane. A empresa funerária é uma das propriedades de Sizuo Uemura e Helena Uemura, que seriam os principais beneficiados pelo esquema desmontado pela PF.

A Polícia Federal cumpre 42 mandados de prisão em Dourados, Campo Grande, Naviraí, Ponta Porã, além de Guaíra e Umuarama (no Paraná).

Segundo as investigações, realizadas há dois anos, a organização tinha vantagens em prefeituras, explorando serviços públicos sem processo licitatório. Para isso, funcionários eram corrompidos.

Sizuo Uemura é bastante conhecido na cidade: tem concessionárias de veículos, um hospital e é forte no ramo de funerária, onde detém monopólio.

Considerada "dona de meia Dourados", a família Uemura fez doações para a campanha do prefeito Ari Artuzi (PDT) por meio da empresa Viasul Veículos, concessionária da Ford.

Conforme a divulgação de contas prestadas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foram duas doações: a primeira de R$ 26,9 mil e a segunda no valor de R$ 8.754.

Secretários municipais foram, inclusive, indicados por Eduardo Uemura, filho de Sizuo. Na administração de Laerte Tetila, a família também era tida como muito próxima.

O presidente da Câmara de Naviraí, José Odair Gallo, também teria relações próximas com Eduardo Uemura. O empresário teria simpatia política por sua candidatura, mas ainda não há confirmação se fez doações para sua campanha. Colaborou Roney Minella, de Naviraí.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions