A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

25/02/2013 09:46

Presidente da Câmara já cogita mudança para a antiga rodoviária

Aline dos Santos
Para Mário César, a solução ideal é desapropriar atual sede da Câmara. (Foto: Luciano Muta)Para Mário César, a solução ideal é desapropriar atual sede da Câmara. (Foto: Luciano Muta)

Não é a primeira opção, mas o presidente da Câmara Municipal, Mário César (PMDB) já cogita a transferência do Legislativo para a antiga rodoviária de Campo Grande. “Pela localização, é o melhor lugar, por ser na área Central é um bom lugar para a Casa do Povo. Apesar da maioria está trabalhando no horário das sessões”, afirma.

O destino da Câmara, que ganhou da Justiça prazo de seis meses para sair do imóvel localizado na avenida Ricardo Brandão, vai ser discutido com o prefeito Alcides Bernal (PP). No entanto, o conforme Mário César, o líder do prefeito ainda não informou a data da reunião.

Para o presidente da Casa de Leis, o ideal seria desapropriar o imóvel. O prédio pertence a Haddad Engenheiros Associados Ltda, que, além da ação de despejo, cobra R$ 11 milhões de alugueis em atraso. “Preciso conversar para saber o que vai decidir. A decisão é do prefeito”, afirma.

Mário César explica que em 2007 foi autorizada a desapropriação, mas o ato só pode ser formalizado por meio de decreto do prefeito. Neste caso, a Prefeitura paga indenização pelo imóvel. “O melhor é desapropriar e ficar lá”, salienta.

 

Rodoviária foi desativada em 2010. (Foto: João Garrigó)Rodoviária foi desativada em 2010. (Foto: João Garrigó)

Quanto à mudança para a rodoviária, o vereador avalia que o maior empecilho é o custo para adaptar o prédio às necessidades do Legislativo municipal. "Muito maior do que desapropriar", diz. No ano passado, a rodoviária seria o destino de uma unidade do Poder Judiciário. Mas o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) desistiu diante do custo de R$ 35 milhões.

Desativada em 31 de janeiro de 2010, a rodoviária de Campo Grande já teve vários projetos para revitalizar o local e fomentar o comércio do Centro Comercial Terminal do Oeste. O espaço chegou a ser requisitado pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e depois pela Uningá (Unidade de Ensino Superior Ingá), mas os projetos não saíram do papel.

As propostas ainda incluíram a instalação de uma incubadora dekassegui e um restaurante popular. São 22 mil metros quadrados, dos quais apenas 6,6 mil são do município.



Excelente idéia, além do legislativo ficar no centro, vai gerar empregos e resolver a dificil situação que o ex prefeito deixou lá.
 
paulo mazzetti em 26/02/2013 17:58:21
Pra mim a câmara tem que voltar para seu lugar de origem, o passo municipal. É da prefeitura, não vai precisar gastar milhões e fica mais acessível. Os vereadores vão mais para perto do povo, vão economizar o dinheiro do aluguel que é do povo e por fim vão estar juntos do prefeito. Perfeito.
 
Marcos Carmago em 25/02/2013 19:14:40
Otimo lugar,pois os representantes do povo devem estar em local acessivel a populacao, e quanto ao valor a ser aplicado na reforma sera inrelevante,tendo em vista os beneficios que trara:a populacao podera assistir as audiencias publicas.
 
angela lima em 25/02/2013 18:58:41
Mesmo que a adaptação da antiga rodoviária fique mais cara do que a desapropriação do prédio atual acho que é mais vantajoso. O prédio atual fica na região nobre e longe de grande parte da população. O investimento no prédio da rodoviária revitalizaria a região e colocaria a Casa do Povo num lugar muito mais apropriado, que é o Centro da cidade.
 
Murilo Delmondes em 25/02/2013 18:49:53
É bem isso... binquem com a cabeça e com o bolso do povo. É lógico que seria um excelente espaço para a Câmara. Gabinetes, plenários, salas... teria de tudo. O que falta em você é vontade de fazer o certo. E 100% dos compentários dizem a mesma coisa: melhoria do local, da região, da cidade como um todo. Se não for a câmara, que vá algumas secretarias da prefeitura. Aí sim... a população teria um bom acesso aos serviços e poderia fiscalizar o trabalho de todo mundo.
 
Diogenes Duarte em 25/02/2013 18:46:43
Sr. Presidente: Nunca que uma transformação na antiga rodoviária vai ficar mais caro.
O orçamento de, uma boa reforma com bons arquitetos e engenheiros é lógico que o custo ficaria bem menor. Só basta nesta hora todos serem honesto e não esbanjar o dinheiro público.
 
José Ferreira Rosa em 25/02/2013 18:28:19
Amei a ideia, com a câmara próxima na região central dará mais condições da população acompanhar a atuação dos vereadores.
 
Lucimara mendes em 25/02/2013 18:20:14
Seria um otimo destino para aquele edificio, na verdade nem precisaria de reforma, a aparencia dele ja se parece demais com a politica brasileira, suja e velha. Lugar ideal para nossos politicos....
Aposto que os senhores vereadores vão se utilizar deste episódio de despejo para se aliarem ao Bernal, pois assim oferecem apoio ao prefeito em troca do prefeito desapropriar o predio da atual camara, senão meu caro vão pra rua...
Vai dar muito pano pra manga ainda, aposto 100 contra 1 que a camara nao sai de lá...
Espere cenas do proximo capitulo...
Enquanto isso pais de familias são despejados sob co ação da policia e da "Justiça" Brasil afora...
 
Ronaldo Leal em 25/02/2013 16:25:43
A antiga Rodoviária é atualmente o lugar mais apropriado para sediar a nova Câmara Municipal de Campo Grande, pois ficará mais centralizada, e com certeza o povo terá mais acesso ao local. A Câmara é um lugar do povo e para o povo, porém alguns Edis incautos acham que este lugar é privativo deles. É importante que esta casa seja "laica" e também do povo. O local é de fácil acesso e o Erário não precisa gastar tanto dinheiro do povo, para acomodar os Edis. Fazer uma reforma é necessária, no etanto, há uma certeza de que não haverá de se pagar todos o meses essa quantia exorbitante de 35 mil reais ao proprietário. Os políticos têm que dar bons exemplos, gastando menos o dinheiro do povo.
 
Luiz Pereira em 25/02/2013 16:16:48
Prá não pagar aluguel, até a casa da sogra é bom negócio.
 
Áttila Gomes em 25/02/2013 16:10:22
É o local ideal, pois pela localização, facilitaria a participação popular nas audiências públicas.Por fim, melhoraria o pessimo aspecto da região central.
 
Edson Chaves em 25/02/2013 15:53:27
Olha se não quiser ir para antiga rodoviaria que sejam despejados, se fossem um morador comum ja estaria de baixo da ponte, qualquer lugar para quem não faz nada para o povo esta bom demais, Bernal, não paga esse aluguel, à divida não e sua.
 
Alberto Pontes Filho em 25/02/2013 15:43:07
Concordo com tudo isso!!! Porém.. deverá sêr usado um critério bem humano, pois, nao esqueçam, tem muitas salas em dia com pagamentos de iptu condomínio e todas as taxas de forma correta, apenas esperando um momento para investir , acreditar no local... , acreditar que area é central e estamos numa capital, o que nao ocorre em lugar nenhum do mundo em pleno centro de uma capital, então cuidado.. desapropriar os inadimplentes, negociar as dividas, montar um plenario no andar superior.. isso sim seria faciliatar e ajudar o povo que foi massacrado pela mudança... mas denovo falar em desapropriação ja é humilhar o povo, que depende daquele espaço ... muito bonito. serem despejados de um local, e agora querem tomar outro,,, a para com isso .... tenham idéia boas de sérios administradores...
 
DARLAN DE SOUZA em 25/02/2013 15:31:03
Seria o ideal mesmo .....mas quer saber a verdade ....eu duvido que a camara municipal se mude para antiga rodoviaria...como disse o nosso colega leitor ...a ida pra lá ajudaria muito o comercio da redendeza.....mas eu nao acredito que isso aconteça .....eles querem é lugar bacana !!!!! luxo .....infelismente !!!!
 
rogerio carvalho em 25/02/2013 13:36:05
Vai ser ótimo a mudança para rodoviária antiga, ja ganham um alto salário e ainda querem mais mordomias...
 
Luciene Escobar em 25/02/2013 13:29:41
E NÃO É MESMO?? COM TANTOS PRÉDIOS PÚBLICOS ABANDONADOS , ELES QUEREM É ESTAR EM BAIRROS E LOCAIS "TOP", NADA DE ERRADO IR PARA A ANTIGA RODOVIÁRIA, OU PARA QUALQUER UM DESTES PRÉDIOS QUE FORAM "OBRAS FANTASMAS"
 
JOVELINA BASTOS MAFFEI em 25/02/2013 13:24:39
Dos locais cogitados, este, sem dúvida, parece ser o mais indicado, pela estrutura, localização, acesso e ainda, por dar um destino bem apropriado àquele lugar. Quanto aos custos (35 milhôes), creamos nós, os contribuintes, que possa ser renegociado, pois afinal, é uma boa soma de dinheiro.....
 
Glaci Toniasso em 25/02/2013 13:14:57
Acho apropriado o local, alem de que as maes, que ali trabalham há decadas, ficarao felizes com os filhos perto delas...
e pra que querem um lugar bem localizado, instalado e bonito, se nunca trabalham como deveria nele???
Já pagamos caro demais pra tanta incompetência e inutilidade.
 
Claudio Lins em 25/02/2013 12:56:49
Penso que esse lugar seria o ideal para o projeto. Bem localizado, pode revitalizar a região. Tomara que dê certo!
 
Cleber Olympio em 25/02/2013 12:43:51
seria ótimo, mais acho q n eh o q os vereadores gostaria, ja pensou mais perto da populaçao
kkkkk to pagando pra ver se eh oq os nossos ilustrissimos vereadores querem
 
maria helena ferreira em 25/02/2013 12:40:19
Eu aprovo a ideia!
 
Luiz Knauer em 25/02/2013 12:20:49
Espero que a antiga rodoviária seja escolhida como a sede do legislativo campograndense. Além da excelente localização, o tamanho do imóvel permitirá que os vereadores trabalhem com conforto. Fora que a reforma daquele espaço trará inúmeros benefícios aos moradores daquela região.
 
Alcides Bertone em 25/02/2013 12:06:45
Excelente idéia a Câmara ir para a antiga Rodô (moro nas cercanias há 40 anos, na rua Dom Aquino, e tenho intimidade para chamá-la assim..hehe). Fica numa área central, acessível a todos nós munícipes, para além de moralizar o entorno, revitalizando-o. Espero ansioso por uma solução.
 
Senivaldo Pereira Braz em 25/02/2013 11:34:42
Tudo!!! eu disse tudo! Gira em torno de interesses!!! A partir do momento que a Camara de Vereadores, sinalizar que irá ocupar o prédio da rodoviaria, muitos empresários, terão interesses. Quem sabe até de custear a reforma do prédio. Parcerias e o que não vai faltar.
E tambem o fluxo de pessoas no local vai fazer com que o local crie novas oportunidades de emprego e renda. Eu acredito que será benefico, do ponto de vista economico e social para o local. Entenda ! Haverá vários interesses em jogo e especulações.
 
Jocelino maropo em 25/02/2013 10:40:19
os deputados estão so cogitando deveriam mudar para la rapidamente pois e um predio otimo com estrutura boa e so dar uma reformazinha que esta otimo ai nosso dinheiro vai para onde e necessario que e a SAÚDE
e depois eles não tem medo de ser despejado igual aqueles que foram despejados (to falando dos pobres ) por invadir terreno pois não tinham dinheiro para pagar aluguel.
 
silvana fialho em 25/02/2013 10:15:08
Seria perfeito a mudança da camará para antiga rodoviária, com certeza vai beneficiar os hotéis da região que ficaram esquecidos, com a ida dos vereadores vai aumentar o policiamento da região com isso a prostituição e a marginalidade vai sair dali... Vai ser bom para região e para sociedade campo grandense...