ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Presidente diz que está triste pela instalação de segunda Comissão Processante

Flávia Lima e Leonardo Rocha | 13/08/2015 15:07
Vereador João Rocha diz que abertura de segunda Comissão "é triste", mas é necessário respeitar processo democrático. (Foto:Marcos Ermínio)
Vereador João Rocha diz que abertura de segunda Comissão "é triste", mas é necessário respeitar processo democrático. (Foto:Marcos Ermínio)

O vereador João Rocha (PSDB), presidente da Comissão Processante da Câmara dos Vereadores que vai julgar o prefeito da Capital, Gilmar Olarte (PP), disse que que "vê com tristeza" a implantação de uma segunda Comissão Processante (a primeira foi em 2013, contra o então prefeito Alcides Bernal, que acabou sendo cassado ano passado).

Apesar do cenário político tumultuado, ele aposta na democracia. "É um momento histórico. Assumi essa responsabilidade devido a minha experiência e estou preparado para exercer a função", afirma. O grupo, formado também pelos vereadores Paulo Siufi (PMDB), que ocupa o cargo de relator e Chiquinho Teles (PSD), tem cinco dias para iniciar os trabalhos.

A comissão vai julgar a quebra de decoro do prefeito em decorrência de ter se tornado réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, após o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul ter aceitado as denúncias do Gaeco.

João Rocha adiantou que os três integrantes irão se reunir toda segunda-feira para analisar documentos e definir convocações. Ele não descartou a convocação do prefeito Gilmar Olarte para prestar esclarecimentos sobre as denúncias. "Vamos chamar quem considerarmos necessários", ressaltou.

A Comissão vai também pedir apoio à procuradoria jurídica da Câmara para cumprir todos os itens legais necessários, especialmente os referentes a prazos. O grupo tem 90 dias para apresentar o relatório final dos trabalhos. "Vamos  requerer mais documentos também, se for o caso", diz.

Sobre os vereadores que declinaram da possibilidade de compro a Comissão, ele minimiza a questão e disse que muitos já tem compromissos pessoais e até mesmo no Legislativo, o que dificultaria os trabalhos no grupo.

 

Nos siga no Google Notícias