A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

16/09/2013 09:47

Prestes a ser divulgado, relatório de CPI é "bomba relógio" para Bernal

Jéssica Benitez
Relator trabalha arduamente por entrega de relatório (Foto: Cleber Gellio)Relator trabalha arduamente por entrega de relatório (Foto: Cleber Gellio)

Uma verdadeira "bomba-relógio" está prestes a estourar nas mãos do prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP). Isso porque o relator da CPI do Calote, vereador Elizeu Dionízio (PSL), dedicou-se todo o final de semana, inclusive de madrugada, para finalizar o relatório conclusivo dos trabalhos e, provavelmente, pedirá a abertura de uma Comissão Processante visando à cassação do mandato do chefe do Executivo.

Segundo Paulo Siufi (PMDB) presidente da comissão, o relator recebeu auxílio de uma equipe de assessores e a qualquer momento o documento pode ser entregue por Elizeu. “Ele passou madrugada afora trabalhando no relatório, com mais uma equipe de pessoas para ajudá-lo. Assim que ele me entregar, eu convoco a imprensa e, como presidente, apresento ao restante da comissão”, explicou.

De acordo com o peemedebista, antes de o relatório seguir à Mesa Diretora da Câmara Municipal, ele será votado entre os cinco integrantes da CPI. Em seguida é apresentado ao presidente da Casa de Leis, vereador Mario Cesar (PMDB), que também deve avaliar e colocar o resultado em votação entre todos os parlamentares presentes em sessão.

Caso realmente a solicitação seja por comissão processante, deve haver, pelo menos, 15 vereadores em plenário, destes, oito devem ser favoráveis para que a abertura seja aprovada em maioria simples. Obtendo aprovação, três parlamentares são escolhidos por meio de sorteio para compor a comissão. A participação do vereador sorteado, porém, não é obrigatória.

Na visão de Siufi, tudo indica que o pedido de cassação virá devido a inúmeras irregularidades constatadas pela CPI. “Por tudo que observei ao longo das oitivas e documentação oriunda do Executivo, eu, Paulo Siufi, entendo que há necessidade sim de uma processante por improbidade administrativa”, explicou.

De qualquer forma, ele elucidou que esta é uma avaliação individual e a finalização relatório cabe tão somente ao relator. “E o Elizeu tem minha total credibilidade”, disse. 

Trabalho – Instaurada no início de junho a CPI do Calote teve por objetivo investigar a falta de pagamento por parte da Prefeitura aos prestadores de serviço contratados pelo Executivo. A iniciativa surgiu depois de denúncias de não pagamento chegarem aos vereadores.

As primeiras empresas citadas por eles foram a CG Solurb Soluções Ambientais e a RDM Recuperação de Crédito Ltda. Na época, Bernal tentou intimidar os parlamentares chegando a classificar Siufi como advogado da RDM e Solurb. No entanto, ao decorrer dos trabalhos, documentos enviados pelo próprio Executivo mostraram mais “irregularidades”.

O principal escândalo envolveu a distribuidora de alimentos Salute e a companhia especializada em limpeza MegaServ. Ambas funcionam em pequenas salas, têm capital social baixo e mesmo assim abocanharam contratos emergenciais de mais de R$ 4 milhões cada uma.

Intimidação – Por conta de sua função como relator, Elizeu sofreu várias tentativas de intimidação por parte do prefeito. Na semana passada, Bernal anunciou em coletiva de imprensa que propôs medidas contra o vereador, por ele tê-lo chamado de ladrão, ao afirmar que o progressista está “roubando dinheiro” da merenda escolar.

O prefeito anunciou também que entrou com representação criminal, pedido judicial de indenização por danos morais e requereu abertura de punição na Câmara de Campo Grande por quebra de decoro parlamentar.



um monte de cumpincha do Prefeito q usam cabresto, nossa cidade regredindo, e outra qual a diferença de 5 mil para 5 milhões??? tem que cassar mesmo
 
Walter silva em 16/09/2013 16:44:10
Um não ia trabalhar onde era lotado (Siufi) e o outro corre risco de cassação por ter recebido verba irregular da Câmara (Dionizio). São esses que querem cassar o prefeito? Porque acho que tem algo de errado nisso. Querem dar um golpe na democracia só pra que eles e o Tabosa continuem com a antiga mamata. Uma grande Máfia nesse estado. Eu sinto vergonha.
 
Paulo Miranda em 16/09/2013 14:52:09
esses vereadores, vontade de cassar alguém,eles tem de sobra mas trabalhar para bem daqueles que os elegeram.. deixa a desejar.o pior de tudo não dá um bom exemplo como cumpridor de suas funçoes nas quais são pagos por nós!
 
gilson de souza em 16/09/2013 14:47:03
E caçar o mandato do Bernal para quê? O que garante que o outro será melhor? Não votei no Bernal, mas prefiro que a população exija que o Bernal trabalhe (e pare de ficar no Face) do que um retrocesso desses!
 
Rafael Dantas em 16/09/2013 14:16:07
Esses vereadores deveriam pedir a cassação do Paulo Siufi também, que recebia um salário altíssimo para prestar 20 horas de serviço por semana é só aparecia na 2ª feira para atender alguns pacientes e já ia embora antes do horário previsto. E também deveriam investigar o calote no aluguel do prédio da Câmara Municipal que ficou por 10 anos sem pagar o aluguel. Já que é pra "cassar" cassa todo mundo logo, o prefeito e os vereadores, daí quem sabe aparece alguem decente pra assumir o cargo. Áh e leva o Mário Cesar junto que também ta cassado...
 
Joao batsta em 16/09/2013 13:34:59
Senhores vereadores, andem bem depressa e tirem este cara do cargo de prefeito.
Nos já estamos cansados de esperar, e nossa capital merece voltar a ser administrada por uma pessoa competente.
Antes eu tinha orgulho de andar pelas ruas desta capital, hoje tenho vergonha devido ao abandono em que se encontram.
Até parece que não temos prefeito,e não temos equipe de trabalho para cuidar da cidade.
.
 
VALDIR VILLA NOVA em 16/09/2013 13:22:52
esse vereador é o sinônimo da ética, decência e moralidade, muito íntegro e de um passado limpo e sem mácula, parabéns vereador, continue assim, pois torcemos por voce e por sua coragem, sabemos que voce é um jovem de berço !!!!!
 
heldo silva em 16/09/2013 12:27:11
Temos nesse estado , a maior quadrilha de politicos em atividade nesse pais. a situacao e muito grave , a imprensa marrom td a servico da mafia que domina o poder a mais de duas decadas, tem tb nessa corja, membros do judiciario, no seu mais alto escalao...e assim querem tirar do poder quem o povo elegeu. isso e golpe, porem, o povo nao vai deixar barato.
 
marcelo rios em 16/09/2013 12:23:02
OS DOIS TEM TETO DE VIDRO.
 
Fábio Souza em 16/09/2013 12:21:33
grande coisa........................ Sr Paulo Siufi não ia na unidade de saúde trabalhar , que moral que sua pessoa tem para falar o que do Prefeito !!!!.
 
Sandra Da Silva Silva em 16/09/2013 12:05:27
Estes vereadores não tem Moral para caçar ninguém.... tantas coisas erradas na Saúde da Ultima administração e ele não fizeram nada!
 
carlos cruz em 16/09/2013 11:54:40
-As vezes temos que cair para aprender a levantar... espero que os eleitores tirem uma lição verdadeira desta atual situação em que nossa Capital se encontra.
 
luis s. tibo em 16/09/2013 11:49:28
Deus dirá se esse vereador está certo; as vezes nossa vontade não é a de Deus. Uma Câmara com vários vereadores já cassados tem moral para julgar o prefeito? Fica a pergunta para os desesperados no assunto.
 
luiz alves em 16/09/2013 10:39:33
ufa!!!! não vejo a hora disto acontecer!!! tão ansiosa que pareço criança esperando um brinquedo!!!!!
 
ely monteiro em 16/09/2013 10:38:01
Bom saber que esta trabalhando de madrugada. Mas só que o jogo de madames ai até agora não ajudou em nada a população. E a produtividade ó!!!!
 
Rafael Moreira em 16/09/2013 10:22:28
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions