ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 35º

Política

Primeira palestra de Riedel no PP sela filiações de prefeitos e secretários

Ex-tucanos e integrantes do governo aderem ao Progressistas em evento que já mira eleições de 2026

Por Kamila Alcântara e Mylena Fraiha | 04/10/2025 10:38
Primeira palestra de Riedel no PP sela filiações de prefeitos e secretários
Governador Eduardo Riedel no centro da fato, ao lado do deputado federal Luiz Ovando e da senadora Tereza Cristina (Foto: Mylena Fraiha)

O governador Eduardo Riedel (PP) fez neste sábado (4) sua primeira palestra desde que se filiou ao Progressistas, em agosto, e assumiu assento na executiva nacional da sigla. O encontro, realizado no Hotel Deville, em Campo Grande, reuniu prefeitos, vices e lideranças do partido e acabou servindo também como palco para reforço no quadro de filiados, uma "debandada" de tucanos para nova legenda.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governador Eduardo Riedel realizou sua primeira palestra como membro do Progressistas durante encontro em Campo Grande, que resultou em novas filiações ao partido. Entre os novos integrantes estão ex-prefeitos, secretários estaduais e prefeitos que deixaram o PSDB, consolidando a migração de parte do grupo ligado ao ex-governador Reinaldo Azambuja. O evento, que contou com cerca de 50 lideranças, serviu como estratégia para as eleições de 2026. A senadora Tereza Cristina, principal nome do PP no estado, reforçou o apoio a Riedel e destacou a importância do fortalecimento partidário para o próximo pleito eleitoral, visando ampliar a representatividade em cargos majoritários e legislativos.

Esse evento consolidou a saída de parte do grupo ligado ao ex-governador Reinaldo Azambuja, que em setembro se filiou ao PL. Entre os novos progressistas estão o ex-secretário estadual e ex-prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, e o ex-prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes. Também ingressaram no PP os prefeitos Cassino Maia, de Três Lagoas; Gilson Cruz, de Juti; Marcelo Pé, de Antônio João; e Vitor Cunha, conhecido como Malakias, de Japorã. Todos eles deixaram o PSDB.

Além dos prefeitos, parte do secretariado estadual também se filiou. A secretária de Cidadania, Viviane Luiza, a secretária adjunta da Segov (Secretaria de Governo e Gestão Estratégica), Ana Nardes, e o coordenador de Políticas Indígenas da Cidadania, Fernando da Silva, assinaram ficha de filiação. O delegado André Matsushita, presidente da Adepol/MS (Associação dos Delegados de Polícia do Estado), também se somou ao partido.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, destacou que o encontro marcou a primeira conversa de Riedel com prefeitos já na condição de progressista.

Primeira palestra de Riedel no PP sela filiações de prefeitos e secretários
Presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, acompanhado do Secretaria de Governo Rodrigo Perez (Foto: Mylena Fraiha)

“Aqui a gente vai conseguir montar um arco de aliança para manter esse projeto político que elegeu Eduardo Riedel, que deve eleger o ex-governador Reinaldo Azambuja como senador e que vai permitir ao PP pleitear a segunda vaga ao Senado. A política precisa se oxigenar e esse movimento fortalece nosso grupo”, disse.

Para Gerson, a reunião também foi espaço de sondagem sobre novos prefeitos que podem se somar ao Progressistas. Ele ponderou, no entanto, que o cenário local pesa mais que a conjuntura estadual. “Às vezes a pessoa não pode vir porque o adversário direto é de outra legenda. Esse equilíbrio faz parte do jogo político”, resumiu.

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, ressaltou que o evento simboliza alinhamento de estratégias para as eleições de 2026, sob coordenação da senadora Tereza Cristina. “Viemos muito felizes em ter o governador e novos filiados no partido. Esse encontro é de alinhamento e de construção para o pleito do ano que vem”, avaliou.

Coube à senadora Tereza Cristina, principal liderança do PP em Mato Grosso do Sul, dar boas-vindas a Riedel e reforçar o tom eleitoral do encontro.

Primeira palestra de Riedel no PP sela filiações de prefeitos e secretários
Governador Eduardo Riedel "troca informações" com a senadora Tereza Cristina (Foto: Mylena Fraiha)

“Estamos juntos com você nessa caminhada. O projeto do nosso partido no Estado está posto e definido: eleger o governador e fortalecer esse time que só cresce”, disse. Em seguida, acrescentou: “a eleição no campo político já começou e nós precisamos acompanhar isso, conversar e mostrar o que estamos pensando para esse tabuleiro”.

Com a fala, Tereza deixou claro que, mesmo faltando mais de um ano para o pleito, a sigla já trabalha de forma antecipada para consolidar espaço nas chapas majoritárias e ampliar o número de prefeitos e vereadores eleitos.

Na palestra, Riedel falou sobre “O papel de Mato Grosso do Sul no Brasil e do Brasil no mundo”, com ênfase no protagonismo dos municípios no desenvolvimento. O encontro reuniu cerca de 50 lideranças, entre prefeitos, vices e secretários.

Primeira palestra de Riedel no PP sela filiações de prefeitos e secretários
Riedel e outros nomes do partido conversam com o deputado estadual Londres Machado (Foto: Mylena Fraiha)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.