Primeira palestra de Riedel no PP sela filiações de prefeitos e secretários
Ex-tucanos e integrantes do governo aderem ao Progressistas em evento que já mira eleições de 2026

O governador Eduardo Riedel (PP) fez neste sábado (4) sua primeira palestra desde que se filiou ao Progressistas, em agosto, e assumiu assento na executiva nacional da sigla. O encontro, realizado no Hotel Deville, em Campo Grande, reuniu prefeitos, vices e lideranças do partido e acabou servindo também como palco para reforço no quadro de filiados, uma "debandada" de tucanos para nova legenda.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O governador Eduardo Riedel realizou sua primeira palestra como membro do Progressistas durante encontro em Campo Grande, que resultou em novas filiações ao partido. Entre os novos integrantes estão ex-prefeitos, secretários estaduais e prefeitos que deixaram o PSDB, consolidando a migração de parte do grupo ligado ao ex-governador Reinaldo Azambuja. O evento, que contou com cerca de 50 lideranças, serviu como estratégia para as eleições de 2026. A senadora Tereza Cristina, principal nome do PP no estado, reforçou o apoio a Riedel e destacou a importância do fortalecimento partidário para o próximo pleito eleitoral, visando ampliar a representatividade em cargos majoritários e legislativos.
Esse evento consolidou a saída de parte do grupo ligado ao ex-governador Reinaldo Azambuja, que em setembro se filiou ao PL. Entre os novos progressistas estão o ex-secretário estadual e ex-prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, e o ex-prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes. Também ingressaram no PP os prefeitos Cassino Maia, de Três Lagoas; Gilson Cruz, de Juti; Marcelo Pé, de Antônio João; e Vitor Cunha, conhecido como Malakias, de Japorã. Todos eles deixaram o PSDB.
- Leia Também
- Em meio à crise, vereadores disputam preferência da prefeita para chefiar Saúde
- Catan muda discurso sobre Reinaldo, mas cobra candidatura do partido ao governo
Além dos prefeitos, parte do secretariado estadual também se filiou. A secretária de Cidadania, Viviane Luiza, a secretária adjunta da Segov (Secretaria de Governo e Gestão Estratégica), Ana Nardes, e o coordenador de Políticas Indígenas da Cidadania, Fernando da Silva, assinaram ficha de filiação. O delegado André Matsushita, presidente da Adepol/MS (Associação dos Delegados de Polícia do Estado), também se somou ao partido.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, destacou que o encontro marcou a primeira conversa de Riedel com prefeitos já na condição de progressista.

“Aqui a gente vai conseguir montar um arco de aliança para manter esse projeto político que elegeu Eduardo Riedel, que deve eleger o ex-governador Reinaldo Azambuja como senador e que vai permitir ao PP pleitear a segunda vaga ao Senado. A política precisa se oxigenar e esse movimento fortalece nosso grupo”, disse.
Para Gerson, a reunião também foi espaço de sondagem sobre novos prefeitos que podem se somar ao Progressistas. Ele ponderou, no entanto, que o cenário local pesa mais que a conjuntura estadual. “Às vezes a pessoa não pode vir porque o adversário direto é de outra legenda. Esse equilíbrio faz parte do jogo político”, resumiu.
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, ressaltou que o evento simboliza alinhamento de estratégias para as eleições de 2026, sob coordenação da senadora Tereza Cristina. “Viemos muito felizes em ter o governador e novos filiados no partido. Esse encontro é de alinhamento e de construção para o pleito do ano que vem”, avaliou.
Coube à senadora Tereza Cristina, principal liderança do PP em Mato Grosso do Sul, dar boas-vindas a Riedel e reforçar o tom eleitoral do encontro.
“Estamos juntos com você nessa caminhada. O projeto do nosso partido no Estado está posto e definido: eleger o governador e fortalecer esse time que só cresce”, disse. Em seguida, acrescentou: “a eleição no campo político já começou e nós precisamos acompanhar isso, conversar e mostrar o que estamos pensando para esse tabuleiro”.
Com a fala, Tereza deixou claro que, mesmo faltando mais de um ano para o pleito, a sigla já trabalha de forma antecipada para consolidar espaço nas chapas majoritárias e ampliar o número de prefeitos e vereadores eleitos.
Na palestra, Riedel falou sobre “O papel de Mato Grosso do Sul no Brasil e do Brasil no mundo”, com ênfase no protagonismo dos municípios no desenvolvimento. O encontro reuniu cerca de 50 lideranças, entre prefeitos, vices e secretários.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.