ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Professor Bira, liderança do norte de MS, morre aos 63 anos vítima de câncer

Ubirajara Gonçalves de Lima atuou junto a parlamentares na interlocução com municípios e disputou por duas vezes a Prefeitura de Coxim

Humberto Marques | 14/05/2018 14:52
Bira não resistiu a um câncer recém-descoberto; ele teve forte atuação política em Coxim e região. (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)
Bira não resistiu a um câncer recém-descoberto; ele teve forte atuação política em Coxim e região. (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (14) em Presidente Prudente (SP) o professor Ubirajara Gonçalves de Lima, 63, liderança política da região norte de Mato Grosso do Sul. O Professor Bira, como era mais conhecido, lutava desde o início do ano com um câncer, descoberto também em 2018, e estava na cidade paulista para receber tratamento. O velório terá início por volta das 20h em Coxim –a 260 km de Campo Grande– e o sepultamento acontece em Tupã (SP), sua cidade natal.

Bira, como lembrou o Edição de Notícias, teve forte atuação por anos na política no norte do Estado. Foi assessor especial do governo do Estado –na gestão de Zeca do PT– e atuou junto a deputado federal e senador na interlocução em busca de recursos para municípios do Estado.

Nas urnas, foi duas vezes candidato a prefeito de Coxim pelo PT, e,m 2012 e 2016, integrando a leva de petistas que deixaram o partido no ano passado após 30 anos de militância. Ele estava filiado ao PDT.

No início do ano Ubirajara foi diagnosticado com câncer, submetendo-se em fevereiro a cirurgia para remoção de um tumor no cérebro, em Campo Grande, e daria início à radioterapia nos próximos dias para eliminar outros que foram identificados. Ele seguiu para o interior paulista, onde prosseguiria o tratamento, mas na semana passada entrou em coma, sendo internado no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Prudente. Contudo, não houve melhora.

Bira deixa a mulher, Silvia Lima, três filhos e netos. Adversário do político nas duas últimas eleições, o prefeito de Coxim, Aluizio São José (PSB), decretou luto oficial de três dias pela morte de Ubirajara. “Rogo a Deuis que a esposa Silvia, filhos e netos atravessem com fé e esperança esse momento de dor”, disse São José.

Nos siga no Google Notícias