ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Projeto aprovado no Senado pretende coibir “supersalários” no setor público

Paulo Nonato de Souza | 14/12/2016 10:49

O setor público não poderá mais contratar servidores com rendimentos que ultrapassam o teto atualmente estabelecido em R$ 33,7 mil, equivalente à remuneração dos ministros do Supremo Tribunal Federal, considerados “supersalários”. É o que prevê o pacote com três projetos de medidas, aprovado na noite de ontem no Senado.

A regulamentação do limite remuneratório dos servidores públicos abrange os setores federais, estaduais e municipais. Estabelece que o teto de servidores federais continuará a ter como base o salário de ministros do Supremo. Para servidores estaduais, o limite aprovado no Senado será igual ao salário de governadores, deputados estaduais e desembargadores. No caso dos servidores municipais, o teto para os vencimentos será a remuneração dos prefeitos.

A segunda proposta aprovada altera a Lei de Acesso à Informação e estabelece que será obrigatória a divulgação das remunerações pagas aos servidores públicos incluindo a diferenciação sobre o montante referente à remuneração do funcionários e os valores relativos a indenizações e auxílios.

Também faz parte do pacote a determinação que o gestor responsável por autorizar pagamentos acima do teto a servidores poderá ser enquadrado no ato de improbidade administrativa.

Elaboradas por uma comissão criada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), as novas medidas surgem com o objetivo de apurar remunerações que ultrapassam o teto constitucional e propor soluções para coibir a prática. Aprovados no Senado, os projetos seguem para a Câmara. Se não forem alterados pelos deputados, serão enviados para sanção do presidente Michel Temer. No caso de mudanças, retornarão ao Senado.

Nos siga no Google Notícias