A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

30/08/2014 15:03

Projeto cria em MS programa para garantir a todos o acesso a tecnologias

Lidiane Kober

Para gerar a interação entre o conhecimento acadêmico e o saber popular, o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) apresentou, na quarta-feira (27), projeto de lei para criar em Mato Grosso do Sul programa de fomento à tecnologia. O plano é melhorar a qualidade de vida da população por meio do acesso a pesquisas inovadoras.

“Queremos estreitar as relações da sociedade com conhecimentos que se voltam para a resolução de problemas sociais na promoção do desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente sustentável nas mais diversas áreas, como saúde, educação, meio ambiente, agricultura, saneamento e habitação”, detalhou Marquinhos.

O deputado frisou ainda que “o acesso a tecnologia deve ser visto como um direito humano e um direito social, que se vincula ao direito à educação e ao conhecimento”. “Apesar de produzirem conhecimentos que pelas suas características se enquadram no âmbito da ciência e tecnologia, não há um arcabouço legal em Mato Grosso do Sul que reconheça, organize e fomente as atividades dessa natureza”, acrescentou.

Para Marquinhos, “essa lacuna, além de privar parte da população das melhorias advindas da aplicação em escalas de conhecimentos já produzidos, impede o desenvolvimento produtivo e econômico que deriva da aplicação e da disseminação de tecnologias sociais”.

Pelo projeto, caberá ao “Estado instituir mecanismos de fomento às tecnologias sociais de modo a incentivar estudos, projetos, programas e ações visando a promoção, a potencialização e ao fortalecimento das tecnologias”. Ao mesmo tempo, deverá constituir parcerias estratégicas e desenvolver projetos de cooperação para atividades de pesquisa que visem a difusão das tecnologias. 

Marun ainda quer votar relatório da JBS antes de posse no ministério
Na véspera de ser empossado como ministro da Secretaria de Governo, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), relator da Comissão Parlamentar Mista de Inqué...
Senado aprova R$ 1,9 bi a estados para compensar desoneração de exportações
Após suspender a sessão do Congresso Nacional, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), retomou os trabalhos do plenário da Casa com o obj...
Temer discutirá data de votação da reforma da Previdência nesta quinta
O anúncio do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), de que a votação da proposta de reforma da Previdência ficará para fevereiro causou r...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions