ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Projeto de Lei proíbe cobrança de taxa na venda de ingressos pela internet

Para o autor esta cobrança de "taxa de conveniência" prejudica o consumidor em Mato Grosso do Sul

Leonardo Rocha | 15/04/2019 08:39
Deputado Zé Teixeira (DEM), autor do projeto, ao lado de Jamilson Name (PDT), durante sessão (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputado Zé Teixeira (DEM), autor do projeto, ao lado de Jamilson Name (PDT), durante sessão (Foto: Assessoria/ALMS)

O projeto do deputado Zé Teixeira (DEM) proíbe a cobrança da chamada “taxa de conveniência” na venda de ingressos pela internet, em Mato Grosso do Sul. A intenção é proteger o consumidor de mais um custo adicional, além de justificar que este tema pode ser de competência do poder legislativo.

“Não há que se falar em ofensa à livre iniciativa, vez que a mesma não pode sobrepor-se à defesa do consumidor, ante o reconhecimento da ilegalidade da cobrança que se pretende coibir”, disse o autor. Ele ressalta que é dever do Estado esta proteção ao consumidor.

A proposta se refere a ingressos comprados pela internet para shows, teatro, cinema e outros eventos. Ele citou que a proibição da cobrança tem base no artigo 24 da Constituição Federal, sendo por isto uma competência tanto da União, como dos estados legislar sobre a questão.

“Portanto, se os fornecedores do serviço optam por submeter os ingressos à venda terceirizada em meio virtual (da Internet), cabe a este se responsabilizar e arcar com as despesas e custos de tal opção”, destaca o projeto. A proposta segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votada em plenário.

Nos siga no Google Notícias