A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

01/09/2013 13:01

Projeto de lei quer criar campanha permanente contra uso do narguilé na Capital

Jéssica Benitez
Projeto de lei quer criar campanha permanente contra uso do narguilé na Capital

No começo pode parecer brincadeira, mas o uso do Narguilé, instrumento criado para fumar tabaco com filtro de água, aspirado por meio de uma mangueira, pode ser tão prejudicial à saúde quanto o uso do cigarro convencional de forma continua. Segundo pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde) 60 minutos tragando o que há dentro de um narguilé corresponde a mais ou menos 100 cigarros.

Mesmo com tamanha consequência o trabalho de conscientização dos malefícios ainda é tímido, principalmente entre os jovens, por isso tramita na Câmara Municipal de Campo Grande projeto de lei que visa implantar permanentemente campanha educacional acerca do assunto.

A matéria, do vereador Ayrton Araújo (PT), foi elaborada com base em pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre tabagismo apontou, em 2008, que cerca de 300 mil pessoas usavam o narguilé no país, sendo que, deste total, 40% tinham entre 15 e 24 anos de idade.

Com estes dados estatísticos, a intenção é prevenir, orientar e chamar a atenção das pessoas para um problema de saúde pública, que vem crescendo a cada ano em nossa cidade. Para ascender o acessório é necessário uso de nicotina e as mesmas 4.700 substâncias tóxicas do cigarro convencional.

Temer diz que adiamento da reforma da Previdência foi 'ótimo' para ganhar votos
O presidente Michel Temer procurou mostrar otimismo ao falar sobre a reforma da Previdência ao dar posse ao deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) c...
Diretor da PF entrega ao STF relatório de investigação sobre ministros
O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, entregou hoje (15) à ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), um re...
TRE realiza plantão para cadastramento biométrico neste sábado na Capital
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realiza neste sábado mais um plantão para atender eleitores de Campo Grande que ainda nã...


ridículo, se começarem com isso vão para o cigarro e dai pra pior, caraca não deixa ninguém ser feliz, se a gente ta no nargs é por consciência própria, ninguém vai porque não quer, acorda!
 
Vânia Mastini em 16/12/2013 11:44:01
Se proibir vai virar contrabando. Opa pera ai, se proibir o Narguile os consumidores vão para o Cigarro que tem quase 100% tributos fiscais, gerando mais receita para o governo investir em escolas policiamento e asfalto de qualidade... ... ...
 
milton rocha em 29/10/2013 23:32:02
O projeto do vereador Ayrton Araújo do PT não visa proibir o uso do cachimbo, ele visa criar uma campanha permanente para orientar os maléficos que o narguilé pode causar a saúde das pessoas. Parabéns vereador, uma excelente idéia, tem o nosso apoio.
 
João Gonçallves (J.Silva) em 02/09/2013 17:23:16
Esse projeto não passa de hipocrisia. Se for proibido o uso do narguilé, logo deve ser proibido o uso do cigarro pois ambos contem tabaco (nicotina). E quanto aos jovem que utilizam do mesmo, lembrem-se, tabaco só pode ser vendido para maiores de 18 anos. Se seu filho(a) menor de idade faz o uso, saiba que você tem parcela de culpa nisso.
 
Carlos Benício em 02/09/2013 09:56:16
Certíssimo, há muitos adolescentes e jovens usando isso, por acharem "bonito ou por estar na moda" ,ás vezes sem terem ideia do quanto é prejudicial à saúde ! Espero que seja aprovado o mais breve possível pelo Poder Legislativo.
 
tatiane lago rezende vieira em 01/09/2013 20:16:37
Parabens pela iniciativa!
Uma medida que vem somar para que os nossos jovens não caiam nesta armadilha achando ser "inofensiva". Mais de 200 mils pessoas morrem todos os anos no brasil, vitimas do tabaco e com certeza o NARGUILÉ faz parte desses números.
 
Pedrinho spina em 01/09/2013 18:34:41
vereador por ser uma pessoa que pelo menos tem que ter algum estudo antes de fazer um projeto de lei que vai contra uma cultura, de tentar criar um projeto desse sem ter o devido conhecimento sobre o que ele quer proibir, informe-se antes de criar algo que vai contra todos,
 
DENIS CARDOSO em 01/09/2013 16:06:41
Vamos lá, então como muita gente sabe cada cigarro tem mais de 4.500 substâncias, incluindo 60 agentes cancerígenos conhecidos.
Já a essência usada no arguile é composta por mel, essência que é o "sabor", glicerina que faz gerar a fumaça e o fumo que em alguns contém nicotina (Essências de pedra são livres de nicotina, alcatrão e tabaco), no processo de combustão do carvão com pólvora é liberado o monóxido de carbono (CO). Resumindo são apenas cinco substâncias, para os fumos tradicionais.
Comparação da nicotina: a maioria dos cigarros contém até 10mg de nicotina, porém cada tragada o fumante absorve de 1mg a 2mg, vamos supor que um fumante absorva 1mg de nicotina X 20 unidades que é a quantidade de cigarros em uma carteira, o que dá 20mg de nicotina. Enquanto uma caixa de essência de ar
 
DENIS CARDOSO em 01/09/2013 16:04:39
A LEI PODE SER APLICADA POIS TEM QUE SER DE MAIOR PARA O USO DE ÁLCOOL E CIGARRO DERIVADOS NESSE PAIS,QUEM VENDE SABE DISSO E SE FOR FLAGRADO DEVE TAMBÉM ASSUMIR CULPA,PAIS CUIDEM DE SEUS FILHOS POIS DENTRO DESSE EQUIPAMENTO PODE TAMBÉM SER QUEIMADO MACONHA E ATÉ MESMO CRACK,O QUE AGORA É DIVERSÃO PODE SE TORNAR UMA GRANDE TORTURA PARA VC COMO PAI,E NÓS COMO SEGURANÇA PÚBLICA.CHEGA DE NNAARRGGUUIILLÉÉÉÉÉÉÉÉÉ
 
Luiz Carlos Santos Messias em 01/09/2013 15:11:15
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions