ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Projeto de Mandetta quer anular proibição de tabela de honorários médicos

Débora Diniz, de Brasília | 12/05/2011 17:01

A decisão da Secretaria e Direito Econômico (SDE) de proibir médicos de utilizarem a conhecida tabela de honorários pode ser anulada, caso o Congresso aprove projeto de decreto legislativo protocolado ontem pelo deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) na Mesa Diretora da Câmara.

“As medidas preventivas são arbitrárias e exorbitam o poder legal da Secretaria de Direito Econômico”, justifica Mandetta, ao defender a sustação do despacho do órgão.

O assunto foi tema de audiência pública promovida na Casa na terça-feira e divide opiniões. As entidades de defesa dos direitos do consumidor defendem a medida. Já os representantes da classe médica e planos de saúde reclamam dos prejuízos que a medida pode acarretar.

Ligada ao Ministério da Justiça, a SDE proibiu manifestações de médicos contra os honorários pagos pelos planos de saúde (como a paralisação ocorrida em dia 7 de abril último) e a cobrança de valores adicionais por consultas que estão dentro da cobertura.

A publicação do Procedimento Administrativo pela SDE às vésperas da audiência levou alguns parlamentares a considerarem o ato como provocação. Mandetta (DEM-MS) afirmou que vai pedir uma audiência no Ministério para discutir a suspensão da portaria.

“Há uma ingerência desproporcional da SDE na forma pela qual são conduzidos os procedimentos dos Conselhos de Medicina Regional ou Federal”, disse.

Enquanto a decisão estiver em vigor, os médicos estão proibidos de utilizar a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), que define valores mínimos para cobrança de procedimentos e consultas.

De acordo com o deputado, o repasse feito pelos planos de saúde aos médicos não acompanha sequer a reposição da inflação. “A defasagem é muito grande nos reajustes e isso pode afetar a qualidade do atendimento”, adverte.

Mandetta participa hoje da primeira reunião da subcomissão especial criada para avaliar o sistema de saúde suplementar no País.

Consumidores - De acordo com o diretor do Departamento de Proteção e Defesa Econômica do Ministério da Justiça, Diogo Thomson de Andrade, as medidas foram feitas em defesa dos consumidores.

“As medidas da secretaria não são contra a classe médica ou contra os planos, mas a favor dos consumidores brasileiros que precisam de serviços de saúde”, afirmou. (Com informações da Agência Câmara)

Nos siga no Google Notícias