ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Projeto polêmico sobre código de barra de produtos será votado hoje

Setor comercial alega que proposta de deputado é inviável na prática

Leonardo Rocha | 20/02/2018 09:24
Deputado Felipe Orro (PSDB), autor do projeto, durante  sessão na Assembleia (Foto: Assessoria;ALMS)
Deputado Felipe Orro (PSDB), autor do projeto, durante sessão na Assembleia (Foto: Assessoria;ALMS)

O polêmico projeto do deputado Felipe Orro (PSDB), que obriga os supermercados de varejo e atacado a divulgar a data de validade, no código de barra dos produtos, entrou na pauta de votação de hoje (20), na Assembleia Legislativa. O setor comercial já havia reclamado ao parlamentar, que o procedimento era inviável.

Orro chegou a retirar o projeto de votação no ano passado, a pedido do setor comercial, e naquela oportunidade ponderou que iria conversar melhor com a classe, para se chegar a um acordo, ou explicar os detalhes da matéria.

O tucano ponderou que a intenção era beneficiar os consumidores, pois com este modelo facilitaria a fiscalização dos produtos que estejam vencidos, já que segundo ele, muitas vezes a visualização (código de barras) não é boa nas embalagens.

Com o procedimento, a data de validade será vista na hora que o cliente passar pelo caixa, antes de efetuar o pagamento, com o equipamento de leitura. Representantes do setor comercial reclamaram que este modelo sugerido é inviável na prática. Para justificar sua proposta, disse que ela é baseada em estudos da USP (Universidade de São Paulo).

Para se tonar lei estadual, o projeto precisa ser aprovado por duas votações na Assembleia e ainda passar pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que diante de uma análise jurídica, poderá sancionar ou vetar a matéria.

Nos siga no Google Notícias