ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Projeto prevê multa para quem divulgar fake news sobre pandemia

Intenção é coibir disseminação de notícias falsas sobre o coronavírus neste ano

Leonardo Rocha | 24/05/2020 12:48
Projeto será votado no plenário da Assembleia (Foto: Wagner Guimarães - ALMS)
Projeto será votado no plenário da Assembleia (Foto: Wagner Guimarães - ALMS)

O projeto apresentado na Assembleia prevê multa de até R$ 3 mil para quem publicar ou divulgar fake news em relação a pandemia do coronavírus, em Mato Grosso do Sul. A intenção é coibir a disseminação de notícias falsas, durante este período de calamidade pública.

Esta multa vai ser aplicada a cada publicação falsa que for feita pelo cidadão, seja por meio eletrônico ou outras formas semelhantes. Os recursos arrecadados serão revertidos em apoio e tratamento da pandemia no Estado.

“O texto proposto criminaliza a propagação de fake news, ou seja, notícias falsas publicadas por veículos de comunicação como se fossem informações reais, divulgadas com o intuito de legitimar um ponto vista ou ainda, prejudicar uma pessoa ou grupo”, descreveu o autor do projeto, o deputado Zé Teixeira (DEM).

A proposta destaca que caberá a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), em parceria com outros órgãos, regulamentar e fiscalizar a aplicação da lei, que vai valer até o final de 2020, quando ainda está em vigor o período de calamidade pública no Estado.

A proposta segue para CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e depois será votada em plenário pelos deputados estaduais. Caso seja aprovada, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias