Projeto que obriga bancos a informar fraudes será votado no legislativo

O projeto de autoria do deputado José Carlos Barbosa (PSB) que obriga os bancos a informar as fraudes mais comuns, por diversos meios aos clientes, será avaliado em segunda votação, nesta semana, no legislativo estadual. Caso seja aprovado, segue direto para a sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode torná-lo lei estadual.
A proposta já foi aprovada em primeira votação, quando se analisa sua legalidade, agora os deputados vão avaliar o mérito da matéria. O projeto busca informar os consumidores sobre as fraudes mais comuns nas instituições financeiras, de várias formas, entre elas por correspondência, e-mail ou página virtual.
Além disto, também obriga os bancos a colocar cartazes nas dependências das agências, em um local visível, descrevendo quais são as principais fraudes. De acordo com o autor, uma das principais preocupações está nas atividades bancárias feitas pela internet.
Para ele, muitas vezes estas fraudes não são de conhecimento das pessoas, por isto não existe a devida prevenção na hora de lidar com as questões financeiras e só descobrem destes "golpes", após serem vítimas. "As pessoas precisam se precaver na hora de acessar a sua conta na internet, para depois não ter prejuízo". Ele ainda citou que estas recomendações valem para os cartões de crédito e cobranças feitas por e-mail. O projeto deve ser votado logo após o feriado de carnaval, na próxima quinta-feira (11).