ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, DOMINGO  09    CAMPO GRANDE 26º

Política

Projetos pedem distribuição de medicamentos para pacientes com covid-19

Intenção é distribuir de forma gratuita estes medicamentos na rede pública de MS

Por Leonardo Rocha | 08/07/2020 12:53
Deputados durante sessão em videoconferência na Assembleia (Foto: Wagner Guimarães - ALMS)
Deputados durante sessão em videoconferência na Assembleia (Foto: Wagner Guimarães - ALMS)

Dois projetos apresentados na Assembleia pedem a distribuição de kits de medicamentos preventivos contra o coronavírus, aos pacientes e profissionais da saúde que estão infectados com o covid-19. As propostas serão votadas em breve pelos deputados estaduais.

Uma das propostas prevê a entrega gratuita do kit de medicamentos, que inclui hidroxicloroquina, cloroquina e ivermectina azitromocina, ao paciente que for diagnosticado com covid-19, após apresentação de receita médica.

Esta distribuição deverá ser feita pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) e secretarias municipais de saúde. O uso dos medicamentos estará condicionado à avaliação médica, para depois a pessoa ter acesso aos itens.

Já o segundo projeto determina a entrega destes kits aos profissionais da saúde, que forem infectados com o vírus, em Mato Grosso do Sul. O repasse ocorrerá nos hospitais públicos e unidades de saúde do Estado. Neste caso também se precisa da receita médica.

Ambos os projetos foram apresentados pelo deputado Antônio Vaz (Republicanos), que é o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. Ele é defensor da utilização dos kits (medicamentos) e já requisitou várias vezes ao governo estadual, a adoção ao protocolo para o uso das medicações.

As propostas seguem para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), para depois serem votadas em plenário pelos deputados. Caso sejam aprovadas, ainda precisam passar pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).