ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Política

Promotor investiga deputado por gastos elevados com a CPI da Saúde

Ludyney Moura | 16/09/2014 16:56

O MPE (Ministério publico Estadual) decidiu converter em inquérito civil o processo de investigação de supostas irregularidades cometidas durante os seis meses de funcionamento da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde, feita pela Assembleia Legislativa. O alvo da investigação é o presidente da comissão, deputado estadual Amarildo Cruz (PT).

O impasse sobre os gastos da Comissão foram trazido à tona depois que o deputado Marquinhos Trad (PMDB), questionou os valores das contratações de consultores feitas pelo deputado Amarildo Cruz, que presidiu os trabalhos de investigação da saúde pública no Estado, que custaram aproximadamente R$ 350 mil.

Responsável pelas denúncias de superfaturamento nas contas da CPI da Saúde, o deputado Marquinhos Trad, que atualmente preside a CPI da Telefonia, lembrou que vai finalizar, em breve, os trabalhos da comissão atual “sem gastar nenhum real a mais dos cofres públicos”, já que utilizou a própria estrutura da Assembleia no processo de investigação parlamentar.

“O presidente da CPI é o responsável pelas contas. É ele o ordenador de despesas. Foi ele quem pediu para contratar, sem licitação, o advogado que sempre atuou para o PT e foi secretário do Zeca, pagando um valor absurdo”, disse Marquinhos, fazendo referência a Ronaldo Franco, ex-secretário de Estado da gestão de Zeca do PT, e que recebeu R$ 22 mil pelos serviços de consultoria à CPI.

Já Amarildo Cruz, que está em campanha pela reeleição no interior do Estado, informou, por meio de sua assessoria, que todas os gastos da CPI foram prestados corretamente à Mesa Diretora da Casa de Leis, que a abertura do inquérito civil é um direito do MPE e, por fim, que depois do fim dos trabalhos, as contas da comissão são de responsabilidade do presidente da Assembleia.

O inquérito civil é uma prévia investigação do Ministério Público, que agora vai “apurar eventual irregularidade na gestão de recursos públicos pelo Deputado Amarildo Valdo da Cruz, na condição de Presidente da CPI da Saúde”.

Nos siga no Google Notícias