ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Política

PSB de MS deixa para Tereza Cristina decisão sobre saída da legenda

Ala feminina do partido pediu a saída da parlamentar de MS

Leonardo Rocha | 20/07/2017 12:39
Partido volta a dizer que cabe a deputada decidir se fica no partido ou se vai sair (Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)
Partido volta a dizer que cabe a deputada decidir se fica no partido ou se vai sair (Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

A direção estadual do PSB informou que não existe nenhum processo de expulsão contra a deputada federal, Tereza Cristina (PSB), e que uma eventual saída, será por sua decisão pessoal. "O partido é muito plural e democrático, a executiva nacional entende que a deputada é quem deve resolver", disse o presidente regional, Aluízio São José, prefeito de Coxim.

Ele comentou sobre a nota publicada pela Secretaria Nacional de Mulheres do PSB, que pediu a saída da parlamentar de Mato Grosso do Suil, por estar em eventual negociação com o DEM e PMDB, para troca de partido. "Aqui os segmentos são democráticos, podem se manifestar e mostrar insatisfação, foi o que ocorreu com a ala feminina".

Aluízio ponderou que esta "insatisfação" não significa que o processo de expulsão possa prosseguir. "Converso diariamente com a direção nacional e o que eles me passaram é que a eventual saída, será uma decisão pessoal da Tereza (Cristina), os segmentos têm assento na executiva e vão poder mostrar sua indignação e descontentamento".

O prefeito de Coxim assumiu a direção estadual há um mês, justamente após o impasse envolvendo a deputada, que votou a favor da reforma trabalhista, mesmo com orientação da direção nacional, para se opor ao projeto. "Houve este impasse em relação as reformas e governo (Michel) Temer, a deputada já se manifestou que pode sair, mas o partido não pretende punir".

A direção nacional do PSB informou ao Campo Grande News que o ingresso ou saída de parlamentares do partido, seria uma decisão "intransferível" e "pessoal" de cada um, e que o presidente da legenda, Carlos Siqueira, não trataria sobre o assunto. Até segunda ordem, Tereza inclusive continua na liderança do partido na Câmara Federal.

Reclamação - A secretária nacional do PSB, Dora Pires, sugeriu que a deputada de MS antecipe eventual processo de expulsão e deixe a legenda. "Exigimos que a pessoa não espere o processo de expulsão no Conselho de Ética e que tenha a dignidade de deixar o PSB, antecipando-se assim a mais essa situação de desmoralização pública".

O documento foi aprovado de forma unânime pelas 11 mulheres que compõem a Executiva da Secretaria e distribuído à direção da sigla, além das bancadas na Câmara e no Senado. "Compreendemos, defendemos e respeitamos as diferenças, mas os princípios partidários são intocáveis", ponderou.

O Campo Grande News tentou entrar em contato com a deputada Tereza Cristina, mas não obtivemos sucesso. De acordo com a assessoria, ela estava em agenda no interior do Estado, e não pôde nos atender.

Nos siga no Google Notícias