ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 33º

Política

PSDB atrai 5 partidos para ninho e amplia apoio à disputa pela Prefeitura

Na Câmara Municipal, PSDB tem mais aliados apesar de menos vereadores do que o PP, da prefeita Adriane Lopes

Por Caroline Maldonado | 07/04/2024 12:13
Membros do PSDB e aliados em encontro para definir aliança (Foto: Divulgação/PSDB)
Membros do PSDB e aliados em encontro para definir aliança (Foto: Divulgação/PSDB)

Um dos primeiros a lançar pré-candidatura à prefeitura de Campo Grande para as eleições deste ano, o PSDB (Partido Social Democrático) fez alianças com 5 partidos, além de trazer vereadores de outras siglas durante a janela partidária encerrada na sexta-feira (5), período em que os parlamentares puderam mudar sem perder os mandatos.

Com sete vereadores que vão tentar reeleição no “ninho tucano”, a pré-candidatura do deputado federal Humberto Pereira, o “Beto” (PSDB) ganhou apoio do Cidadania, Republicanos, Podemos, PSD (Partido Social Democrático), PSB (Partido Socialista Brasileiro).

O Republicanos tem um vereador, Roberto Santana, o “Betinho”. O Podemos tem dois, Ronilço Cruz, o “Guerreiro”, e Clodoilson Pires. O PSD tem Gilmar de Souza, o “Gilmar da Cruz”, e Otávio Trad.

No PSB está o presidente da Câmara Municipal, Carlos Augusto Borges, o “Carlão”, que chegou a ser anunciado como pré-candidato a prefeito, mas decidiu que irá se candidatar à reeleição como vereador e seguir o seu partido em apoio a Beto Pereira.

Tendo Carlão como um dos nomes mais expressivos, o PSDB espera ainda resultados de pesquisas de opinião do eleitorado para definir o candidato a vice-prefeito da chapa.

Dos 29 vereadores, 16 trocaram de partido. A aliança que vai trabalhar para a reeleição da prefeita Adriane Lopes (PP) tem a maior bancada, 8 parlamentares, no PP (Progressistas). Além desses, o vereador Eduardo Miranda, o “Edu”, deixou o PRD (Partido Renovação Democrática) e filiou-se ao Avante, que vai apoiar Adriane.

Placar das alianças - Com isso, são 13 vereadores na aliança do PSDB e 9 apoiando o PP. Apesar de ter maior número de vereadores no partido, a prefeita tem menor número de aliados na Câmara, perdendo para o PSDB.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O PSDB “ganhou” do PP o vereador Vitor Rocha, o “Dr. Victor”; do SD (Solidariedade” o vereador Epaminondas Neto, o "Papy"; do Podemos o parlamentar José Jacinto Luna Neto, o "Zé da Farmácia"; do PSD o vereador Silvio Pena, o “Pitu”; e do PRD, Willian Maksoud. Permanecem no PSDB, os vereadores Juari Lopes, o “Prof. Juari”; Claudio Serra Filho, o “Claudinho”.

A Casa de Lei tem ainda o vereador Alírio Villasanti, o “Coronel Villasanti” do União Brasil, cuja candidata a prefeitura será a titular da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), Rode Modesto.

Do PT (Partido dos Trabalhadores) que tem como pré-candidata a deputada federal Camila Jara, os vereadores são Luiza Ribeiro e Ayrton Araújo.

O MDB (Movimento Democrático Brasileiro) que tem o nome do ex-governador André Puccinelli para disputar a prefeitura, mas ainda não oficializou a pré-candidatura, tem os vereadores Ademar Viera Júnio, o “Coringa”; Loester Nunes, o “Dr. Loester”; e Jamal Salem, o “Dr. Jamal”. O MDB tem aliança firmada com o PSDB para candidaturas no interior do estado. Um partido seguirá o outro conforme a força dos candidatos nas pesquisas de opinião, mas na Capital ainda seguem com suas articulações individualmente.

Nos siga no Google Notícias