ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Puccinelli diz que Assembléia não pode mudar nome de MS

Redação | 19/06/2009 11:26

O governador André Puccinelli disse, nesta sexta-feira, durante entrega de casas em Campo Grande, que a Assembléia Legislativa tem a prerrogativa de discutir a mudança do nome de Mato Grosso do Sul, mas não tem o poder de fazer essa alteração.

"Legalmente não tem (poder de alterar o nome do Estado), isso é congressual (Do Congresso Nacional). Ela pode tomar iniciativa, é de competência dela, mas a decisão final é congressual", afirmou.

Evitando fazer juízo de valor sobre a alteração, Puccinelli disse que é a favor de um plebiscito sobre a mudança do nome. "Quando é coisa polêmica, eu sempre faço pesquisa. Se a população quiser, muda; se a população não quiser, não muda"

Ontem, o deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PDT) apresentou um projeto de lei permitindo a realização de plebiscito para este fim, até então sem previsão legal.

O PL regulamenta regras para a consulta, permitindo a realização de plebiscito caso tenha a adesão de 1/3 dos deputados na Assembléia Legislativa, ou encaminhado por iniciativa popular. O projeto também prevê que qualquer plebiscito terá de ser convocado com pelo menos 60 dias de antecedência, e com apenas um assunto.

Parte dos deputados estaduais defende a troca do nome de Mato Grosso do Sul por Estado do Pantanal. A justificativa é acabar com confusões com o nome do vizinho Mato Grosso e tornar Mato Grosso do Sul reconhecido como a unidade da federação com maior parte do Pantanal.

Nos siga no Google Notícias