ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Política

Quatro candidatos disputam eleição suplementar para prefeito de Angélica

Atual prefeito interino terá antecessor, sobrinho de impugnado e emedebista como adversários

Adriel Mattos | 18/04/2022 11:08
Paço Municipal de Angélica. (Foto: Divulgação)
Paço Municipal de Angélica. (Foto: Divulgação)

A eleição suplementar para prefeito de Angélica - cidade do sul de Mato Grosso do Sul, a 272 km de Campo Grande - terá quatro candidatos. Convocado para 15 de maio, o pleito definirá quem completará o atual mandato até 2024 após a manutenção da impugnação do eleito em 2020.

Interino desde janeiro de 2021, Geraldo Rodrigues (PSDB) tentará se manter no cargo, a exemplo dos colegas que foram efetivados nas urnas de Sidrolândia, Bandeirantes e Paranhos. Os tucanos concorrerão sem alianças e o vice é o empresário Omir Rogério da Silva.

O ex-prefeito Roberto Cavalcanti (União), que perdeu a reeleição em 2020, vai tentar novamente conquistar o segundo mandato nas urnas. A coligação “Trabalho, Força e União” tem apenas o PSB, que indicou o produtor rural Roberto Maran como vice.

O MDB apostará em Francisco Soares Sobrinho, o Chico Bragança. O agricultor terá como vice o comerciante Milton Motta Ramos, o Mastigado (PSD). Ambos disputarão pela coligação “Trabalho e Honestidade”.

Sobrinho do ex-prefeito João Cassuci, Edison Cassuci Ferreira, o Edinho Cassuci (PDT), repetirá o vice do tio, o contador Paulo Conconi (PTB). A coligação “Juntos Vamos Reconstruir Angélica” ainda conta com PT e Patriota.

Boquinha, Chico Bragança, Edinho Cassuci e Roberto Cavalcanti disputam a preferência do eleitor angeliquense em 15 de maio. (Montagem: Reprodução/Facebook)
Boquinha, Chico Bragança, Edinho Cassuci e Roberto Cavalcanti disputam a preferência do eleitor angeliquense em 15 de maio. (Montagem: Reprodução/Facebook)

Histórico – Prefeito entre 2001 e 2008, João Cassuci (PDT) teve a candidatura impugnada em 2020. Eleito, foi impedido de tomar posse e recorreu até a última instância, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas sua situação não mudou.

Ele foi condenado por crime contra o sistema financeiro nacional. Em 2006, o pedetista foi acusado pela PF (Polícia Federal) de desviar recursos do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar).

Dez anos depois, foi condenado. No processo, ficou comprovada a obtenção ilegal de financiamentos do Pronaf mediante fraude e cadastros falsos. Depois que a verba do programa era liberada pelo Banco do Brasil na conta dos “laranjas” do grupo, o dinheiro era repassado imediatamente para João e os outros acusados.

A condenação o fez cair na Lei da Ficha Limpa, tornando-o inelegível a partir de 2018. O caso do político se arrastou por mais tempo que das outras cidades por causa de um processo no STF (Supremo Tribunal Federal). O agravo em recurso extraordinário questionava um trecho da Lei de Inelegibilidade, que poderia beneficiá-lo.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também