ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

“Quero ter 15 partidos na minha reeleição”, diz Murilo Zauith

Edmir Conceição | 03/08/2011 12:43

Em visita ao Campo Grande News, prefeito de Dourados diz que já colocou administração nos trilhos e agora busca expansão industrial

Prefeitov Murilo Zauith, diz que principais problemas de Dourados já foram superados. (Foto Fernando Dias/Campo Grande News)
Prefeitov Murilo Zauith, diz que principais problemas de Dourados já foram superados. (Foto Fernando Dias/Campo Grande News)

O prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB), afirmou que pretende contar com o apoio dos 15 partidos que participaram da coligação que sustentou sua eleição este ano, também na disputa de 2012, inclusive o PMDB. Murilo Zauith visitou nesta quarta-feira a sede do Campo Grande News, sendo recebido pelo jornalista Lucimar Couto, diretor do site.

Murilo comentou sua disposição de concorrer à reeleição e assegurou que, apesar de todos os problemas político-institucionais deixados pelo ex-prefeito Ari Artuzi, conseguiu recolocar a administração nos trilhos.

A prioridade agora, segundo o prefeito, é explorar as potencialidades do município para que sua economia cresça e se diversifique. A expansão industrial é uma das prioridades, por isso já trabalha em um programa de qualificação, para atender principalmente o setor sucroalcooleiro.

Murilo Zauith disse que a preparação ao processo eleitoral começa com a mobilização do seu novo partido, o PSB, mas já inicia conversações para manter, nas eleições municipais do ano que vem, o mesmo arco de alianças de 15 partidos, que inclui o PT e o PMDB. “Acredito que teremos o apoio do PMDB também, hoje o partido tem a Secretaria de Planejamento (Antonio Nogueira)”.

Administração - De acordo com Zauith, todas as questões que impediam o andamento da administração foram equacionadas e ou encaminhadas. Na área de saúde, por exemplo, cita a economia de 51% nos custos dos medicamentos depois que foi adotado o pregão eletrônico. O prefeito reclama, no entanto, que até agora não recebeu nenhum recurso federal, mas reconhece que o contingenciamento anunciado pelo Governo Federal não afeta apenas Dourados. “O corte é para todo País, todas as emendas”.

Zauith disse que o governador André Puccinelli tem sido um grande parceiro da sua administração, mas quer um ‘presente’, igual ao que foi prometido ao prefeito Nelsinho Trad em Campo Grande – recapeamento da principal avenida da cidade, Marcelino Pires. Em Campo Grande o recapeamento será feito na Avenida Afonso Pena.

Industrialização - Murilo Zauith disse que agora o desafio maior é garantir o crescimento econômico, já que o desenvolvimento das atividades produtivas reflete na redução do desemprego e amplia oportunidades. No próximo sábado ele lança o programa que vai qualificar trabalhadores na área industrial, com apoio do Sistema S (Sesc, Sesi, Senai, Senar, Sest, Senat, Sebrae). ‘Pretendo qualificar inclusive os índios, para que eles possam atuar nos setores frigorífico e sucroalcooleiro. Quero um processo de industrialização forte em Dourados.”

Zauith esteve em Sertãozinho, cidade no interior paulista que tem um parque metalúrgico que atende as destilarias de álcool, e articulou a instalação em Dourados de fábricas de peças, máquinas e equipamentos que são insumos do setor sucroalcooleiro.

A política de incentivo e estímulo ao setor prevê, inclusive, a realização da Feira da Cana. O evento, que será realizado em outubro, terá seu lançamento no próximo dia 15. Segundo o prefeito, há investimentos do setor industrial, mas falta mão-de-obra qualificada. O programa a ser lançado no próximo sábado vai oferecer cursos em pelo menos 50 áreas que atualmente não encontram mão-de-obra disponível.

Nos siga no Google Notícias