ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Rachel Magrini lidera disputa pela presidência da OAB-MS

Advogada também tem menor rejeição; na pesquisa espontânea, é o nome mais citado pelos entrevistados

Adriel Mattos | 08/09/2021 16:53
Rachel, Bitto Pereira e Giselle estão na disputa pela presidência da OAB-MS. (Montagem: Reprodução/Facebook)
Rachel, Bitto Pereira e Giselle estão na disputa pela presidência da OAB-MS. (Montagem: Reprodução/Facebook)

A advogada Rachel Magrini assumiu a liderança na disputa pela presidência da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul), segundo pesquisa do IPR (Instituto de Pesquisa Resultado). A eleição está marcada para 15 de novembro.

Rachel tem 40% das intenções de voto, Luís Cláudio Bitto Pereira aparece com 34,25% e Giselle Marques tem 2,5%. Outros 23,25% dos entrevistados disseram não apoiar nenhum nome.

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não informa nenhum nome, Rachel também é a mais lembrada, com 23%. O segundo mais citado é Bitto Pereira, com 20,75% dos votos.

O atual presidente, Mansour Karmouche, foi mencionado por 2%, mesmo não estando na disputa. Giselle Marques aparece com 1% e Leonardo Avelino Duarte, que também não é candidato, foi citado por 0,25%. 53% não souberam ou não quiseram responder.

Arte: Henrique Lucas/Campo Grande News
Arte: Henrique Lucas/Campo Grande News

Perspectiva e avaliação da entidade - Os entrevistados também foram questionados se querem a continuidade do mesmo grupo que comanda a OAB ou desejam renovação. 63,5% disseram que querem uma nova gestão e 36,5% defenderam a manutenção do grupo atual.

Quando perguntados sobre a principal queixa da profissão, 38,75% reclamaram da anuidade alta; 33,5% disseram ser a ausência de cobrança quanto à morosidade do Judiciário; 7,75% apontaram a falta de medida efetiva quanto ao acesso do advogado à CPE (Central de Processamento Eletrônico) e 4,25% disseram ser a instabilidade do processo eletrônico na Justiça comum. Para 15,75%, a OAB tem feito sua parte.

No quesito rejeição, Giselle Marques sai na frente, com índice de 21,5%. Bitto Pereira aparece com 11,25% e Rachel Magrini tem apenas 5%. Dos entrevistados, 62,25% disseram não rejeitar nenhum dos candidatos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 6 de setembro com 400 advogados. A margem de erro é de 4,8% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.

Nos siga no Google Notícias