ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Política

Reforma da Previdência será discutida em audiência pública na Assembleia dia 28

Entre as várias mudanças, a PEC contém pontos de divergência, por exemplo, ao elevar elevar a idade mínima para se aposentar de 60 anos (homem) e de 55 (mulheres) para 65 anos para todos

Lucas Junot | 21/03/2017 15:09
Rejeitado pela população, o texto enviado pelo Governo é alvo de protestos em todo país (Foto: Marcos Ermínio)
Rejeitado pela população, o texto enviado pelo Governo é alvo de protestos em todo país (Foto: Marcos Ermínio)

A reforma da Previdência será discutida em audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, no próximo dia 28. Motivo de protestos em todo país, a proposta do governo não agrada aos trabalhadores.

Proposta pelo deputado Amarildo Cruz (PT), em parceria com a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Sindfiscal/MS (Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul), CUT (Central Única dos Trabalhadores), Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis) e a Frente Brasil Popular, a audiência pública está marcada para as 14h e pretende pretende rebater as inúmeras mudanças que a PEC 287/16 (Proposta de Emenda à Constituição), conhecida como a Reforma da Previdência, pode causar à população.

"Esse é um assunto que interessa a todos os trabalhadores do nosso País, seja da iniciativa privada, da área rural, autônomos ou do serviço público. A reforma que o governo pretende implantar no Brasil é um retrocesso e se aprovada irá penalizar especialmente a população mais humilde", explicou o propositor.

Dentre as várias mudanças, a PEC contém diversos pontos de divergência, por exemplo, ao elevar elevar a idade mínima do regime próprio da União, de 60 anos (homem) e de 55 (mulheres) para 65 anos para todos, como sugere o texto original, o Governo Federal, eleva automaticamente as idades dos servidores de estados e municípios, do Judiciário e Legislativo.

O benefício será calculado com base em 51% de 80% das melhores contribuições mais um ponto percentual a cada ano pago. Para se aposentar com 100% do benefício, será preciso contribuir 49 anos.

A PEC obriga os estados a criarem fundos de previdência complementar para novos servidores, a exemplo do que fez a União. Com isso, os funcionários terão o benefício limitado ao teto do INSS, podendo receber um complemento se quiserem aderir ao fundo.

A PEC revoga aposentadoria especial de professores do ensino fundamental e médio (os de universidades já foram equiparados aos demais servidores) e policiais civis. Para servidores com menos de 50 anos (homem) e 45 anos (mulher), valerão as novas regras, com idade mínima de 65 anos.

Um dia depois de anunciar sua proposta de reforma da Previdência Social, o governo recuou e determinou que bombeiros e policiais militares ficarão de fora das mudanças de aposentadorias do país. As categorias, que poderão acumular benefícios como aposentadorias e pensões, serão tratadas num projeto à parte.

A pensão por morte, que é integral, deve ser reduzida para 50%, mais 10% por dependente, para todos os segurados (INSS e serviço público). A pensão deverá ser desvinculada do reajuste do salário mínimo, que permite ganhos reais.

Considerados segurados especiais, os trabalhadores das áreas rurais podem se aposentar por idade (60 anos homens e 55, mulheres), bastando apenas comprovação da atividade no campo. O governo quer que esse segmento também passe a contribuir para o regime, com alíquota semelhante à do MEI (Micro Empreendedor Individual), de 5%. A idade sobe para 65 anos.

Nos siga no Google Notícias