A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 19 de Agosto de 2017

06/12/2014 17:00

Reforma do Código Penal transforma caixa 2 em crime

Paulo Fernandes

O novo Código Penal, que pode ser votadp na próxima semana pelo Senado, vai colocar o caixa 2 entre os crimes passíveis de prisão. Atualmente, usar dinheiro não declarado em campanhas políticas está previsto como delito apenas na legislação eleitoral. A mudança está na minuta do relatório do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

A reforma também eleva a pena pelos crimes de corrupção e desvio de dinheiro público, e pune com prisão o servidor ou político que se enriquece ilicitamente.

Vale lembrar que essas mudanças acontecem no momento em que a Petrobras passa pelo maior escândalo da sua história, envolvendo as maiores construtoras brasileiras e com a possibilidade de atingir dezenas de políticos.

O texto da reforma, no entanto, não tocará em temas tabus, como aborto, eutanásia e tráfico de drogas, mantendo a legislação como está atualmente. No caso do consumo de entorpecentes haverá uma novidade: a aplicação de penas alternativas só vai ocorrer se o uso for “ostensivo” pelos usuários.

Ainda de acordo com a reportagem, o texto será apresentado na quarta-feira na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. A intenção é votar a proposta no colegiado na semana seguinte, no dia 17.

Juiz Sérgio Moro nega suspensão de segundo interrogatório de Lula
O juiz federal Sérgio Moro negou nesta sexta-feira, 18, o pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para adiar seu interrogatório m...
Cármen Lúcia determina que tribunais divulguem salários de magistrados
A ministra Carmen Lúcia, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), assinou nesta sexta (18) uma portaria ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions