ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Reinaldo espera firmar novo convênio de segurança com Moro até julho

Governador quer mudanças nas regras do convênio, para renovar o acordo com a União

Leonardo Rocha | 19/06/2019 12:25
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) durante entrevista na sede da PMA (Foto: Chico Ribeiro - Governo MS)
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) durante entrevista na sede da PMA (Foto: Chico Ribeiro - Governo MS)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse que pretende firmar até julho um novo convênio com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, sobre segurança na região de fronteira. Ele quer mudar as regras para poder renovar o acordo, que tinha sido criado na gestão anterior.

“O convênio atual termina no dia 26 de julho, já mandamos um ofício ao ministro (Sérgio) Moro, solicitando a revisão do acordo, para firmarmos um novo convênios, com bases bem diferentes do atual, que hoje só beneficia a União e prejudica o Estado”, disse Azambuja, durante entrega de equipamentos a PMA (Polícia Militar Ambiental).

Reinaldo ponderou que o convênio firmado há cinco anos, na gestão de André Puccinelli (MDB), faz com que as forças de segurança estaduais realizem o serviço que é da Polícia Federal, que é fazer as apreensões de drogas, cuidar e fazer a destinação destes entorpecentes, além de fazer as prisões. “Colocamos nos presídios e ainda pagamos a conta”.

O tucano ressaltou que a intenção é fazer uma revisão no convênio, para que ambos tenham responsabilidade na vigilância da fronteira. O governo estadual inclusive tem uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal), que pede ressarcimento ao Estado, pelos gastos que tem com presos do tráfico internacional.

Pela legislação vigente, a responsabilidade pelo policiamento das fronteiras do País é da Polícia Federal. Em 2016, foi criado por decreto o PPIF (Programa de Proteção Integrada de Fronteiras), que prevê integração e articulação de ações de segurança pública da União com estados e municípios situados na faixa de fronteira.

Nos siga no Google Notícias