ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Reinaldo propõe ampliar Caravana da Saúde para outros estados do País

A proposta visa atender os estados participantes do Consórcio Brasil Central, formado pelos governos do Centro-Oeste (MS, MT, GO e DF), além de Tocantins e Rondônia.

Richelieu de Carlo | 03/02/2017 17:34
Reinaldo Azambuja em encontro com governadores do Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rondônia. (Foto: Chico Ribeiro/Assessoria)
Reinaldo Azambuja em encontro com governadores do Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rondônia. (Foto: Chico Ribeiro/Assessoria)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sugeriu em reunião do Fórum de Governadores do Brasil Central, nesta sexta-feira (3), que a Caravana da Saúde seja ampliada para outros estados do País. A proposta visa atender os estados participantes do encontro, os governos do Centro-Oeste (MS, MT, GO e DF), além de Tocantins e Rondônia.

A intenção de Reinaldo é que o consórcio de estados se fortaleça como ferramenta para o atendimento público de saúde. Ele ressaltou as dificuldades que Mato Grosso do Sul e Mato Grosso enfrentaram para iniciar os atendimentos devido ao corporativismo de alguns setores que não têm interesse de que políticas públicas dessa natureza avancem.

“Minha proposta é pensarmos o programa Caravana da Saúde em nível de consórcio, isso pode até gerar uma lógica que barateie esses serviços nas contratações, uma lógica de rodada das especialidades e isso com certeza seria um ganho coletivo”, ponderou Azambuja.

Segundo o governador Reinaldo, o Ministério da Saúde lançou um pacote de investimentos de R$ 584 milhões justamente para a contratação de cirurgias eletivas, com a adesão dos demais estados do consórcio, a possibilidade de montar um planejamento nos moldes da Caravana da Saúde ganharia mais força para uma parceria com a União.

“O objetivo é atender a demanda reprimida e atender a população que precisa de uma cirurgia ou exames. Então, deixo essa proposta para os demais gestores do consórcio”, diz Reinaldo.

Reinaldo Azambuja no Fórum de Governadores do Brasil Central. (Foto: Chico Ribeiro/Assessoria)
Reinaldo Azambuja no Fórum de Governadores do Brasil Central. (Foto: Chico Ribeiro/Assessoria)

Consórcio - A primeira reunião do ano do Consórcio Brasil Central e do Fórum de Governadores Brasil Central aconteceu nesta quinta e sexta-feira (2 e 3), em Goiânia (GO).

O governador Reinaldo Azambuja também defendeu, no evento, que os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rondônia e o Distrito Federal intensifiquem a união nas políticas de desenvolvimento da região do Centro-Oeste.

Segundo Azambuja, o mundo não tem muitas opções para o setor produtivo e a região brasileira é beneficiada nesta área. “Acho que o Brasil Central nos aproxima de uma busca de soluções integradas em inúmeras áreas. Gestão pública, desafios, avanço digital, integração, procedimentos e regramentos de contratação que normatização de servidor público devem ser pauta de todos os participantes do consórcio”.

Para Reinaldo Azambuja, o Centro Oeste brasileiro está numa situação favorável, já que a vocação econômica da região deve ser cada vez mais valorizada. “A demanda mundial que está apresentada fará do Centro Oeste o grande ganhador porque o mundo precisará dobrar a produção de alimentos, fibras e energias e não haverá mais espaço para isso”.

Nos siga no Google Notícias