ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Governo de MS vai interceder para tentar reabrir frigorífico na região norte

Priscilla Peres | 03/02/2017 07:23
Secretário, prefeito e deputado se reuníram ontem. (Foto: Assessoria)
Secretário, prefeito e deputado se reuníram ontem. (Foto: Assessoria)

O fechamento do frigorífico JBS em Coxim - distante 260 km de Campo Grande, chegou a esfera estadual e as tratativas para a reativação da unidade vão contar com a ajuda do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), sua equipe econômica e a Assembleia Legislativa.

Ontem, o prefeito Aluizio São José (PSB) se reuniu com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck e o presidente da Assembleia Junior Mochhi (PSDB) e a decisão foi de atuar para tentar a reabertura da unidade por parte do próprio JBS.

De acordo com a assessoria, o secretário disse que recebeu ordem do governador para procurar a diretoria da JBS e encontrar uma solução para o problema. Caso o JBS não demonstre interesse em retomar as atividades, o governo vai procurar outro grupo para assumir a planta.

O JBS informou que fechou a unidade devido ao término do contrato de sublocação da unidade pertencente a River Alimentos. "Após tentativas de negociação com a locatária do estabelecimento, não foi possível chegar a um acordo que permitisse a manutenção da operação em Coxim".

Preocupado com o fechamento de 210 postos de trabalho em uma cidade com pouco mais de 30 mil habitantes, o prefeito pediu ajuda e ressaltou que o frigorífico abatia cerca de 400 cabeças por dia e era o único em operação na região Norte. “Temos matéria prima de qualidade, mão de obra qualificada e logística”, completou.

Júnior Mochi também ressaltou os atrativos da região – como rebanho numeroso e de qualidade – e a modernidade e funcionalidade da planta. “Temos quatro meses em que os funcionários receberão o seguro-desemprego, nesse período vamos agir para reabrir o frigorífico, com a própria JBS ou com outra empresa”, afirmou.

O próprio governador deve falar diretamente com o presidente do grupo. O secretário Jaime Verruck afirmou que não está descartada a ampliação de incentivos fiscais, caso seja necessário. A Prefeitura também se comprometeu a ativar uma linha de ônibus para o transporte dos trabalhadores.

Investimento - Ficou marcado para a próxima quarta-feira (8), reunião sobre o projeto de implantação de um confinamento para até 45 mil cabeças de gado em Coxim e uma indústria de ração, de propriedade do empresário Roberto Tonial. Mochi pediu ao secretário que analise a situação do processo de licenciamento ambiental do projeto.

O presidente da Assembleia também quer do governo do Estado a pavimentação de um trecho de 2,5 quilômetros que dá acesso ao confinamento e contempla várias outras empresas instaladas na localidade, entre as quais um pequeno frigorífico e um laticínio. Dessa reunião deve participar também o secretário de Infraestrutura, Marcelo Miglioli.

Nos siga no Google Notícias