ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Política

Reinaldo veta aplicativo para mulheres vítimas de violência acionarem a PM

Conforme o governo, a medida invade a competência exclusiva do Executivo e também na programação orçamentária

Mayara Bueno | 04/01/2018 07:37
Governadoria no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Paulo Fracis).
Governadoria no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Paulo Fracis).

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), vetou o projeto de lei "Mulher Segura", que previa acionamento de vítimas de violência por meio de aplicativo no celular, a versão estadual de projeto que foi chamado de "botão do pânico" em Campo Grande. A proibição foi oficializada na edição desta quinta-feira (4) do Diário Oficial do Estado.

A justificativa, conforme o documento, ao impor ao Estado a execução de um programa, em um prazo estabelecido, a Assembleia Legislativa interfere em uma ação que deveria ser exclusiva do Poder Executivo.

"Acaba por intervir em ato típico da Administração, concernente à eleição de políticas públicas a serem desenvolvidas conjuntamente por órgãos estaduais". O governo esclarece, ainda, que o projeto de lei interfere na programação orçamentária do Estado. Quem apresentou a demanda na casa de leis foi a deputada Grazielle Machado (PR).

Conforme o texto da proposta, a medida seria uma ferramenta de denúncia e emergência útil tanto para Casa da Mulher Brasileira, como ao MP (Ministério Público) e demais autoridades do setor.

Mulheres vítimas de violência poderiam acionar a Polícia, em casos de emergência ou fazer denúncias de maus tratos, para que os órgãos responsáveis pudessem investigar os casos.

Nos siga no Google Notícias