ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Reinaldo veta isenção de tributo para fazendeiros com terras invadidas

Proposta impõe renúncia de receita, traz a justificativa do governo estadual

Mayara Bueno e Leonardo Rocha | 09/03/2016 10:03
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB). (Foto: Fernando Antunes)
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB). (Foto: Fernando Antunes)

O governo do Estado resolveu vetar o projeto de lei de isenção do pagamento do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de MS) para quem tem fazendas invadidas em Mato Grosso do Sul. A proibição da proposta, apresenta na Assembleia Legislativa, pelo deputado Zé Teixeira (DEM), foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (9).

De acordo com a justificativa, a isenção acarretaria ao Executivo Estadual renúncia de receita, o que prejudica os cofres públicos, embora a legislação pretendesse desonerar os produtores que estão em meio a conflitos agrários.

Ressalta também decisões que impôs uma série de exigências e restrições para os entes federados promoverem renúncia de receitas. Segundo o documento, o projeto de lei do deputado não atenderam tais requisitos.

Um dos critérios para a concessão é a previsão, no projeto de lei, a estimativa de impacto orçamentário financeiro, bem como estar previsto na lei de diretrizes orçamentárias.

Em agenda pública, nesta quarta-feira, o governador disse que a isenção prevista era muito relativa, uma vez que as invasões podem ser de movimento social ou conflito indígena. Além disso, a proposta, diz, “interfere no ordenamento jurídico Estado”.

Outros vetos – O governador também vetou a proposta que previa a inserção da educação financeira na grade curricular da rede estadual de ensino. O motivo é que a matéria fere competência do Executivo Estadual, ou seja, somente o governo do Estado poderia aplicar tal matéria na grade.

Da mesma forma, foi vetado totalmente o projeto que cria o programa de apoio técnico aos municípios sobre a arrecadação dos tributos municipais.

Nos siga no Google Notícias