ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, DOMINGO  18    CAMPO GRANDE 29º

Política

Riedel celebra sucesso do Festival América do Sul e se emociona com apresentação

Antes de retornar à Capital, governador visitou na manhã deste domingo (18) o Instituto Moinho Cultural

Silvio de Andrade, de Corumbá | 18/05/2025 11:15
Riedel celebra sucesso do Festival América do Sul e se emociona com apresentação
Governador Eduardo Riedel durante encontro com a cantora Alcione, no sábado. (Foto: Governo de MS)

O governador Eduardo Riedel (PSDB) acompanhou as atividades da extensa programação do Festival América do Sul, no sábado (17), como o show da cantora Alcione. Ele percorreu o circuito montado no Porto Geral de Corumbá e, ao retornar à Capital, na manhã deste domingo (18), afirmou estar convicto de que a Capital do Pantanal está sediando uma das maiores edições do evento.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governador Eduardo Riedel (PSDB) participou do Festival América do Sul em Corumbá, destacando a grandeza do evento e a felicidade da população com a nova estrutura no Porto Geral. Ele elogiou a programação e a segurança, que contou com reforço policial, e ressaltou o clima pacífico e familiar do festival. Durante sua visita, Riedel também prestigiou apresentações culturais, incluindo a Orquestra da América do Sul e shows em homenagem ao Buena Vista Social Club. No domingo, o governador visitou o Instituto Moinho Cultural, onde se emocionou com as apresentações de crianças e jovens, ressaltando a importância da iniciativa para a transformação social.

“O sentimento que levo desse encontro de culturas e povos é de um festival extremamente positivo, com a cidade envolvida, o comportamento da população nas ruas e uma programação muito bem pensada e construída com a prefeitura e os corumbaenses”, disse Riedel.

“Senti as pessoas felizes com a mudança da estrutura do festival para o porto”, completou o governador, que também destacou o clima pacífico do evento, sem ocorrências policiais de maior gravidade, com o público se deslocando tranquilamente para as extremidades do porto, em clima familiar.

Riedel celebra sucesso do Festival América do Sul e se emociona com apresentação
Neste domingo, Riedel e a primeira-dama, Mônica estiveram no Moinho Cultural. (Foto: Silvio de Andrade)

As forças policiais foram reforçadas, com a presença, inclusive, da cavalaria da Polícia Militar. As ocorrências registradas se limitaram a atos de embriaguez.

Clima de festa - Acompanhado da primeira-dama, Mônica, o governador teve uma agenda cheia desde sábado na cidade. Visitou o Forte Junqueira, construído em 1872, onde assistiu à apresentação da banda de música do 17º Batalhão de Fronteira do Exército, e prestigiou um rápido show da Orquestra da América do Sul, formada por músicos dos 12 países do continente, no Centro de Convenções do Pantanal.

No Palco das Américas, montado às margens do Rio Paraguai, Riedel acompanhou os shows em tributo ao grupo cubano Buena Vista Social Club e da cantora Alcione, com o espaço totalmente lotado.

Ao final, acompanhado também do prefeito Gabriel Oliveira, de Corumbá, do deputado estadual Paulo Duarte e de outras autoridades, percorreu a pé todo o circuito do festival. “Andei pelas ruas, pelo porto, e o clima era de festa, com shows maravilhosos, um grande congraçamento de diferentes formações culturais sendo celebrado numa cidade que inspira latinidade”, comentou o governador.

Emoção - Neste domingo, às 8h, Riedel, Mônica e demais integrantes da comitiva visitaram o Instituto Moinho Cultural, situado também no porto. A escola foi fundada há mais de 20 anos e ensina música, dança, teatro, línguas e cidadania para 450 crianças e jovens brasileiras e bolivianas.

Recepcionado por diretores, alunos e pais, o governador se surpreendeu e chegou a se emocionar com as apresentações dos músicos e dançarinos.

Durante a performance, o artista plástico boliviano Leoni Antequera pintou, em segundos, numa tela, o rosto de uma onça-pintada, que presenteou ao governador. “Aqui está uma referência da iniciativa de transformação silenciosa na vida de pessoas, principalmente dessas crianças maravilhosas, que estão abraçando uma nova oportunidade, que faz diferença e vai levar para toda a vida. Nenhum governo seria capaz de promover o que as lideranças sociais estão proporcionando aqui no Moinho”, destacou Riedel.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias