ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Política

Rodrigo Maia é reeleito e continua a comandar a Câmara dos Deputados

Alberto Dias | 02/02/2017 14:10
Rodrigo Maia é reeleito e deve comandar a Câmara Federal pelos próximos dois anos. (Foto: Agencia Brasil)
Rodrigo Maia é reeleito e deve comandar a Câmara Federal pelos próximos dois anos. (Foto: Agencia Brasil)

Com 293 votos, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito presidente da Câmara Federal para o biênio 2017-2018, com mais que o dobro de votos do segundo colocado, Jovair Arantes (PTB-GO) que angariou o aceite de 105 parlamentares - o que permitiu a vitória em primeiro turno.

Na sequência vieram André Figueiredo (PDT-CE) com 59 votos, Júlio Delgado (PSB-MG), 28 votos, Luiza Erundina (PSOL-SP) com 10 votos e, por último, Jair Bolsonaro (PSC-RJ), com apenas 4 votos. Após o pleito, a Câmara inicia a apuração dos votos para definir os demais integrantes da Mesa Diretora: os dois vice-presidentes, os quatro secretários e os quatro suplentes de secretaria. 

Maia chegou a ter a candidatura contestada na Justiça pelos adversários, mas conseguiu prosseguir na disputa por meio de liminar expedida ontem.

Na manhã desta quinta-feira (2), os candidatos apresentar suas propostas. O primeiro a falar na tribuna foi Rodrigo Maia, criticando a judicialização do processo de escolha da Mesa Diretora da Casa. “Muito se fala em fortalecimento da nossa Casa, muito se fala em fortalecimento da Câmara, mas mais uma vez o ator principal da nossa eleição foi o poder Judiciário e, por incrível que pareça, por decisão dos próprios políticos. Essa é uma decisão que vem enfraquecendo a nossa casa”, disse Maia.

Segundo ele, para que país saia da crise, é preciso discutir logo o pacto federativo, para aliviar o caixa dos estados e municípios. Também defendeu as reformas Trabalhista e Previdenciária.

Maia presidiu a Câmara por sete meses, em substituição ao ex-deputado Eduardo Cunha. Durante sua gestão, manteve boa relação com o Poder Executivo. Para ele, não só a independência dos Poderes é importante, mas também a harmonia entre eles.

Articulação - Maia conseguiu montar um bloco parlamentar que reuniu 13 partidos, totalizando 358 deputados. Entre os integrantes do bloco estavam PMDB, PSDB, PP, PR, PSD, PSB, DEM, PRB, PTN, PPS, PHS, PV e PTdoB. A estratégia também visava garantir as vagas na Mesa Diretora, uma vez que a distribuição é feita de acordo com o tamanho dos blocos ou partidos.

Pela tarde o presidente eleito Maia conduz a eleição para os demais cargos da Mesa. Antes da da votação, o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) retirou candidatura para o cargo de segundo secretário. Enquanto isso o PMDB tenta construir unidade em torno da disputa para a primeira vice-presidência. O líder da legenda, Baleia Rossi (SP), disse que Jose Priante (PMDB-PA) desistiu da candidatura atendendo aos apelos do presidente da República, Michel Temer.

Com isso, a legenda vai apoiar o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), candidato oficial. Ainda seguem na disputa Osmar Serraglio (PMDB-RS) e Fábio Ramalho (PMDB-MG).

Para a segunda vice-presidência estão concorrendo André Fufuca (PEN-MA) e Eduardo da Fonte (PP-PE). A disputa também ocorre para o cargo e 3º secretário no qual concorrem João Fernando Coutinho (PSDB-PE) e o deputado JHC (PSB-AL).

(Com Agências) 

Nos siga no Google Notícias