ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 30º

Política

Segue para segunda discussão projeto contra ‘banalização’ de datas festivas

Proposta de Pedro Pedrossian Neto (PSD) exige que seja feita discussão com a sociedade antes de projeto de lei

Por Gabriela Couto | 21/03/2024 12:45
Deputado estadual Pedro Pedrossian Neto (PSD) durante fala na sessão desta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa (Foto: Wagner Guimarães)
Deputado estadual Pedro Pedrossian Neto (PSD) durante fala na sessão desta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa (Foto: Wagner Guimarães)

Foi aprovado em primeira discussão nesta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa, o projeto de lei do deputado Pedro Pedrossian Neto (PSD) que cria regras para os parlamentares sugerirem datas comemorativas no calendário oficial de Mato Grosso do Sul. O texto segue para segunda votação e discussão.

“Olhando a retrospectiva, está ocorrendo uma certa banalização. Porque num determinado dia, você tem até cinco datas comemorativas”, esclarece. No ano passado, o Campo Grande News fez uma matéria citando o excesso de festividades que foram criadas por lei.

Pedrossian Neto defende que sejam feitas leis com objetivo de discutir temas relevantes e significativo para a sociedade.

Não podemos ficar criando a toda hora isso. O projeto não vai cercear os deputados apresentar projetos, mas para isso, terá que ser feito uma consulta pública. Vai ter um pouco mais de trabalho, mas limpa um pouco a pauta, porque todo santo mês tem um projeto criando dia, campanha, cor de mês, já não tem nem mês e nem cor. Não dá para ficar gastando energia discutindo projetos supérfluos e vamos tratar de projetos importantes em MS. Colocar um pouco de ordem.”

A proposta foi aprovada por unanimidade pelo plenário. Curiosamente, na ordem do dia também foi aprovado o projeto da deputada Mara Caseiro (PSDB), que institui o Dia Estadual da Língua Portuguesa, da Produção Textual e do Desenvolvimento de Habilidades Criativas, e cria o prêmio de concursos de redação, campeonatos e olimpíadas de língua portuguesa “Senador Ramez Tebet”.

Nacional – O projeto de lei de Pedrossian Neto é idêntico ao que a senadora Tereza Cristina (PP) apresentou no Congresso Nacional, quando ainda era deputada federal.

O texto foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura, no dia 20 de fevereiro. A matéria seguiu para análise da Câmara dos Deputados. A proposta limita a criação de projetos de lei, autorizando novas datas apenas após a realização de consultas ou audiências públicas que comprovem a alta significação do tema.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias