ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Política

Sem acordo, autor rejeita projeto alternativo contra "Lei Harfouche"

Lídio Lopes vai manter seu projeto e espera votação em breve

Leonardo Rocha | 16/06/2017 10:55
Lídio Lopes, autor do projeto, diz que não tem acordo com a proposta alternativa (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Lídio Lopes, autor do projeto, diz que não tem acordo com a proposta alternativa (Foto: Victor Chileno/ALMS)

O deputado Lídio Lopes (PEN), autor da "Lei Harfouche" na Assembleia, rejeitou qualquer acordo com um grupo que tenta apresentar projeto alternativo, para combater a violência nas escolas. Ele ressaltou que a nova proposta se trata de um "revanchismo" e não surte efeito na prática, como o esperado pela sociedade.

"São coisas diferentes e entendo que é chover no molhado, já que a proposta é baseada no programa da Justiça Restaurativa, que não surtiu efeitos que se precisa nas escolas. Se trata mais de um revanchismo a Lei Harfouche", disse Lídio Lopes.

Ele ainda ponderou que esta "proposta alternativa" está sendo organizada por um grupo de professores filiados a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e pelos deputados Pedro Kemp (PT) e Paulo Siufi (PMDB). "Vou seguir com o meu projeto, pode ter algumas alterações, mas espero que seja votado em breve no plenário".

A "Lei Harfouche" está na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), por ter sido apresentada uma emenda, que justamente retira o nome do procurador de Justiça, Sérgio Harfouche, do título da matéria. A intenção é diminuir a polêmica, para que tenha o apoio dos deputados indecisos.

O relator da matéria, o deputado Beto Pereira (PSDB), também adiantou que vai sugerir novas mudanças em relação as penalidades, como estender para as escolas privadas, a reparação de danos, quando tiver atos de vandalismo dos estudantes. Antes a proposta tinha indicação apenas a rede pública de ensino.

Alternativa - Baseado no programa "Justiça Restaurativa", promovido pelo TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o grupo formado por professores e deputados quer propor uma nova alternativa para combater violência nas escolas, tendo como base a resolução de conflitos de forma pedagógica, sem aplicações de punições.

"Nós entendemos que deve ter uma gestão democrática, participativa e discutida nas escolas com todos os segmentos, este é o nosso primeiro princípio. mas que essas regras sejam discutidas e criadas com toda a comunidade escolar”, ressaltou a vice-presidente da Fetems, Sueli Veiga Melo.

Pedro Kemp ressaltou que o projeto terá a participação do Poder Judiciário e Ministério Público. "Nossa proposta é uma lei que venha contribuir com as escolas que enfrentam sérios problemas de indisciplina e violência, para que trabalhe a prevenção e a correção de comportamentos, mas de forma pedagógica".

Paulo Siufi ponderou que após finalizar a proposta, o grupo vai elaborar uma cartilha educativa para todo Estado, além de propor uma audiência pública, que vai convocar escolas, pais e os demais segmentos da sociedade, para debater o tema.

Nos siga no Google Notícias