ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Política

Contra "Lei Harfouche", grupo articula projeto sobre violência nas escolas

Professores e deputados querem apresentar nova proposta

Leonardo Rocha | 11/06/2017 16:17
Grupo iniciou discussão de novo projeto após reunião da comissão de educação (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)
Grupo iniciou discussão de novo projeto após reunião da comissão de educação (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)

Contrários a "Lei Harfouche", um grupo formado por professores filiados a ACP-MS (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) e alguns deputados estaduais, começam a preparar um novo projeto sobre violência nas escolas, mas que tenha como referência o programa "Justiça Restaurativa".

O deputado Pedro Kemp (PT), presidente da comissão de educação na Assembleia, e um dos principais críticos a "Lei Harfouche", ressaltou que esta nova proposta, baseada na "resolução de conflitos", por meio de ações pedagógicas e não de punições, foi um pedidos dos professores da Capital.

"A intenção é formar m grupo de trabalho pra elaborar a minuta de um projeto de lei na linha da pedagogia e da justiça restaurativa. Eu acredito que a proposta foi excelente, o melhor encaminhamento possível, pois teremos a oportunidade de ampliar o debate", explicou o petista.

Ele ressaltou que a nova proposta deve ser discutida com profissionais do Direito, de Psicologia, da Educação, professores, pais e alunos. "O projeto precisa contemplar a necessidade que as escolas sentem de fazer um enfrentamento à violência e indisciplina. Poderá ser submetido a uma audiência pública, a seminários e grupo de estudos".

O presidente da ACP-MS, Lucilio Souza Nobre, ressaltou que os professores querem outras alternativas para combater a violência escolar. "A categoria busca uma resposta imediata por conta do grande número de vandalismo e a questão da indisciplina. Temos que dar uma resposta que deve sair a partir do grupo, da categoria".

Para a psicóloga Valquiria Rédua da Silva, representante da SED (Secretaria de Estado de Educação), não seria necessário outro projeto sobre o tema. " Nosso Regimento Interno já tem sanções previstas no caso de faltas cometidas pelos estudantes. A Secretaria tem trabalhado para trazer a responsabilização da família do aluno".

Projeto - O projeto sobre a "Lei Harfouche" voltou a para CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), após oito deputados apresentarem uma emenda, que justamente retira o nome do procurador (Sérgio Harfouche), do título, para diminuir a polêmica sobre o tema.

O relator do projeto, Beto Pereira (PSDB), já adiantou que vai fazer um "pente fino" na matéria, avaliando melhor as punições e sanções previstas. Ele adiantou inclusive que vai sugerir, que o reparo de danos por alunos, após atos de vandalismo, se estenda para as escolas particulares.

Nos siga no Google Notícias