ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Senado aprova em 1º turno projeto que desobriga gasto mínimo com educação

A proposta ainda será analisada em segundo turno, possivelmente nesta quinta-feira (16)

Adriano Fernandes | 15/09/2021 21:08
Senadora de MS, Soraya Thronicke (PSL), relatora da PEC. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
Senadora de MS, Soraya Thronicke (PSL), relatora da PEC. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O Senado Federal aprovou na noite desta quarta-feira (15), em primeiro turno, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição), que isenta de punições gestores públicos que não investiram o mínimo de recursos na educação em 2020 e 2021 devido à pandemia.

A matéria recebeu 57 votos favoráveis - dentre eles dos senadores de MS, Soraya Thronicke (PSL), Nelsinho Trad (PSD) e Simone Tebet (MDB) - e 17 contrários.A proposta ainda será analisada em segundo turno, possivelmente nesta quinta-feira (16).

A Constituição determina que a União aplique, anualmente, no mínimo 18%, e os estados, o Distrito Federal e os municípios 25%, da receita resultante de impostos. A justificativa do projeto é de que, por conta da pandemia, os gestores precisaram realocar estes recursos da educação para a área da saúde.

O texto aprovado prevê que a compensação financeira dos recursos não investidos em educação em 2020 e 2021 deverá ser feita até 2023. "Não nos parece razoável punir os gestores com a impossibilidade de celebração de convênios e de operações de crédito junto a bancos, com a perda de assistência da União ou de estados, com processo por crime de responsabilidade, com a perda de cargo e a inelegibilidade pela total impossibilidade de aplicar recursos em escolas que não puderam ser abertas", argumentou a senadora  Soraya Thronicke (PSL), relatora da PEC.

A PEC estabelece que, em decorrência do estado de calamidade pública provocado pela pandemia de covid-19, os estados, o Distrito Federal, os municípios e os agentes públicos desses entes federados não poderão ser responsabilizados administrativa, civil ou criminalmente pelo descumprimento — exclusivamente, nos exercícios financeiros de 2020 e 2021.

Com informações da Agência Senado***

Nos siga no Google Notícias