ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Senadores de MS votam “sim” por novo marco legal do saneamento básico

Projeto que facilita a privatização de estatais do setor agora aguarda sanção presidencial

Jones Mário | 25/06/2020 09:00
Projeto foi aprovado em sessão remota do Senado, na noite desta quarta-feira (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
Projeto foi aprovado em sessão remota do Senado, na noite desta quarta-feira (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O Senado Federal aprovou, em sessão remota na noite de ontem (24), o novo marco legal do saneamento básico. A matéria teve 65 votos favoráveis, inclusive dos três senadores de Mato Grosso do Sul - Nelsinho Trad (PSD), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (PSL).

Conforme publicou a Agência Senado, o projeto prorroga o prazo para o fim dos lixões, facilita a privatização de estatais do setor e extingue o modelo atual de contrato entre municípios e empresas estaduais de água e esgoto.

A legislação vigente determina que as companhias obedeçam critérios de prestação e tarifação, mas podem atuar sem concorrência. O novo marco transforma os contratos em vigor em concessões com a empresa privada que vier a assumir a estatal. O texto também torna obrigatória a abertura de licitação, envolvendo empresas públicas e privadas.

Apenas 13 senadores votaram “não” ao projeto, apresentado pelo governo federal e aprovado na Câmara dos Deputados em dezembro passado.

Simone Tebet usou o Twitter para justificar que o texto não poderia esperar mais para ser votado. “O que não couber ou convier, presidente veta, parcialmente, por acordo”, escreveu.

O projeto de lei recebeu 86 emendas, mas o relator, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), só acatou uma.

Pela matéria, os contratos com empresas de saneamento básico deverão se comprometer com metas de universalização, como cobertura de 99% para o fornecimento de água potável e de 90% para coleta e tratamento de esgoto até o fim de 2033.

O novo marco legal agora aguarda sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Nos siga no Google Notícias