A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018

06/10/2018 12:30

Simulador ajuda eleitor sobre a ordem de votação na urna eletrônica

Ferramenta foi disponibilizada pela Justiça Eleitoral para ajudar eleitor sobre a ordem de votação

Leonardo Rocha
Simulador de urna eletrônica do TRE-MS (Foto: Reprodução - TRE/MS)Simulador de urna eletrônica do TRE-MS (Foto: Reprodução - TRE/MS)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disponibilizou novamente o “simulador” da urna eletrônica, que vai ajudar o eleitor a “treinar” a votação deste domingo (7). Esta ferramenta ainda ajuda na chamada “colinha” que as pessoas podem levar no dia do pleito, para evitar esquecer os números dos candidatos.

O simulador também é importante para informar sobre a ordem da votação, que começa primeiro por deputado federal, depois deputado estadual, seguido pelos dois votos ao Senado, tendo por fim as escolhas para governador e presidente.

Na ferramenta, a Justiça Eleitoral coloca números e candidatos fictícios para o treinamento, não podendo “simular” com os números e candidatos reais da eleição. Ainda específica como funciona nos casos em que o eleitor prefere votar branco e nulo para determinado cargo.

A Justiça eleitoral ainda permite que o eleitor possa “treinar” tanto na simulação de primeiro, como de segundo turno, sendo que neste último as opções são apenas aos cargos de governador e presidente, já que os demais serão eleitos amanhã (7). Confira aqui o Simulador

Além da simulação da urna eletrônica, tanto a Justiça Eleitoral, como os próprios candidatos têm divulgado nas redes sociais e na televisão e rádio (quando eram permitidas), colocando a ordem de votação e explicando que são seis votos nesta eleição, tendo dois ao Senado, diferente do que foi em 2014, quando era apenas uma opção (Senado).



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions