A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

03/06/2013 13:27

Só depois de 4 meses de aula, prefeito entrega kits escolares

Jéssica Benitez
Bernal relata entrega de kits escolares por meio do Facebook (Foto: Divulgação)Bernal relata entrega de kits escolares por meio do Facebook (Foto: Divulgação)

Pouco mais de cinco meses à frente da administração de Campo Grande o prefeito Alcides Bernal (PP) recebeu nesta manhã 80 mil kits escolares para entregar a alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino). Após quase dois bimestres de aula e muitas denúncias de pais, duas carretas com o material chegou à Semed (Secretaria Municipal de Educação).

Conforme o chefe do Executivo, outras cargas devem chegar à cidade nos próximos dias. Como já é de costume, Bernal não divulgou a chegada dos kits em sua agenda, mas publicou na rede social Facebook o momento de entrega. “Iniciamos a semana com boas notícias e muito trabalho. Nesta manhã recebemos os kits escolares”, escreveu Bernal.

Por outro lado, vários comentários revelam que a população não ficou contente em ter que mandar os filhos à escola sem material durante os quatros primeiros meses de aula. “Já estava passando da hora”, comentou o auxiliar de armazém, Luis Andrade. “Já é junho seu prefeito”, complementou o vendedor Afrânio Pissini.

“Até que enfim, quase nas férias de julho. Votei em você Bernal, não me decepcione”, escreveu a internauta Regiane Souza. “Será que tem previsão para entrega nas escolas? Porque os cadernos da gurizada começaram a acabar”, disse a estudante Rita Lopes.

Em fevereiro, um dia depois de começar as aulas, Bernal foi questionado sobre a falta de kits. Na ocasião o prefeito alegou que a informação não passava de "invenção de fofoqueiros", ressaltano que o material nunca foi entregue no primeiro dia de aula. 

Denúcias - Inúmeras vezes a vereadora Carla Sthepanini (PMDB) presidente da Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal, ocupou a tribuna da Casa de Leis para relatar a demora na entrega dos kits escolares.

 



Tenho um filho que estuda em escola estadual, antes de começar as aulas já comprei caderno , e outros materiais necessários, se não tivesse feito isso e fosse esperar pelo governo, até receber o material , ele teria que escrever nas paredes da escola porque tambem demorou ser entregue, e ninguém fala mal do governo , tem muita gente folgada , só quer receber tudo de graça .
 
helena da costa andrade em 05/06/2013 20:25:30
Essa é a administração do atraso. Atrasa para comparecer nos compromissos agendados, atrasa com o pagamento de funcionários, fornecedores, prestadores de serviços, merenda escocar, medicamentos, informações ao Legislativo (passivo de afastamento) ,e muitas cocitas más. Mas o prefeito é sabido, pois até ele organizar para realizar a distribuição dos kits escolares, o ano letivo já terá findado e ele guarda para o ano que vem. Economia especialmente em detrimento do pobre assalariado. Concordo que bastante gente pode comprar o material escolar mas, a maioria dos alunos da rede pública é de pessoas humildes e precisa dessa ajuda.
Quanto aos tablets e notebook para os alunos e professores, concluimos que essa foi mais uma estrategia de campanha para enganar o eleitor. E enganou mesmo!!!!!!
 
Alicio Mendes em 04/06/2013 12:36:09
Gostaria de saber a onde o bolsa família que muitas mães recebem é gasto! não acredito que ele é gasto com caderno, lápis, borrachas etc... talvez sim muitas gasta o dinheiro que é muito pouco com materiais úteis e faz do pouco a compra do mês inteiro,mas tem umas que vai ao salão fazer unhas e arrumar o cabelo com dinheirinho do bolsa família é brincadeira a pessoa falar que é a obrigação da prefeitura dar lápis e borrachas para o aluno se temos colégio sem pagar um centavo, merenda , vale transporte, livros, aulas praticas etc...
 
Edna Ramos de Oliveira em 04/06/2013 10:24:34
Olha o pessoal defendendo o prefeito e criticando os pais... Blz, antigamente (beeeem antigamente) os materiais e tudo mais relativo à educação dos filhos, eram comprados/pagos pelos pais, ok! Portanto, se for esse o entendimento do Sr. Bernal, porque não cancelou o fornecimento do kit? O que acontece, de fato, e em todas as secretarias da atual prefeitura, é que eles estão completamente perdidos, per-di-dos. Não sabem como gerir uma grande cidade e são orgulhosos demais para procurar auxílio.

O Bernal faz as coisas do seu próprio jeito, doa a quem doer, e a população é quem paga o pato. Isso está errado! Não estou querendo defender a antiga administração, mas o que a atual está fazendo é suspender serviços essenciais porque não foram motivados por ela. É ridículo!!
 
Thiago Lamar em 04/06/2013 09:40:42
Muito engraçado estas pessoas reclamando de atraso de material escolar, quem quer um futuro para seus filhos não espera por governo ou prefeito vai a luta, Se sabia que não chegaria o material porque não compraram! Todas estas pessoas que reclamam tem certamente condições de comprar cadernos para seus filhos, devem parar de viver de esmola do governo e trabalharem mais.
 
Ramão Rodrigues em 04/06/2013 09:19:30
concordo que realmente não custa tanto assim comprarmos lápis, caderno para nossos filhos irem a escola. Minha filha estuda na rede publica e não vejo motivo para desespero de ter que comprar uma pequena quantidade até que seja feita a entrega, afinal, nós já não pagamos mensalidades e como bem disse um comentário acima: MUITOS recebem o bolsa família como uma ajuda de custo, que o destino certo deveria ser a CRIANÇA!!!! o que muita da vez não acontece!!!!!
 
glaucia souza em 04/06/2013 09:00:55
Uai, eu estava esperando os tablets, não foi isso que o Sr. prometeu??? Afinal, o material escolar que o prefeito anterior entregava era "materialzinho", não foi isso que o Sr. falou em época da campanha??? Nelsinho entregava no primeiro mês de aula!!! Agradeço por ter condições de comprar o material dos meus filhos, só me compadeço às famílias que não podem, que contam com esse material para mandar os filhos para a escola. E à você Priscila de Paula, vale lembrar, que esse material não sai de graça, nós que pagamos imposto, pagamos cada centavo dele. O Sr. prefeito não faz mais que obrigação. Assim como os postos de saúde, e os colaboradores que lá estão, são pagos com o meu, com o teu, com o nosso dinheiro e no entanto, somos mau atendidos, isso qdo conseguimos atendimento!!!
 
Faby Ferraz em 04/06/2013 08:29:33
todos nós sabemos que todos os prefeito quanto entra leva 6 a 1 ano para por a casa em dia. Está ai prefeito mostra para eles por que povo votou no senhor.
11 neles
 
orivaldo em 04/06/2013 08:12:38
Priscila, concordo plenamente com vc.
 
SILVANA DE ALMEIDA PEREIRA em 04/06/2013 07:59:25
QUEM DEVE COMPRAR MATERIAL ESCOLAR É O MUNICÍPIO E ESTADO SIM! É OBRIGAÇÃO DO ESTADO/MUNICÍPIO GARANTIR EDUCAÇÃO. BOLSA FAMÍLIA É PARA COMPRAR COMIDA, NÃO CADERNO! ELE DEMOROU SIM PARA ENTREGAR OS KITS! POR QUESTÕES POLÍTICAS DO ANTIGO EMBLEMA QUE HAVIA NOS CADERNOS.
 
Jônis Marques em 04/06/2013 07:35:59
a questão não se trata se é fácil ter filhos assim ou não... Eu só tenho uma filha na escola municipal e não tenho que reclamar da qualidade do ensino prestado, mas quanto a administração de nosso governo deixa sim a desejar, acho que é sim dele a obrigação de fornecer material escolar, uniforme e merenda de qualidade e rigorosamente dentro do prazo, acho um falha grotesca o fato de entregarem o material com 4 meses de atraso, imagina se entregarem a merenda com atraso, o almoço entrega na janta ??? seria piada né... E digo mais isso não tem haver com bolsa família ou não, uma vez que pago meus impostos e acho sim que todo dinheiro arrecadado deve ser investido em educação e saúde.
 
Boni Nowak em 03/06/2013 22:26:05
tenho netos que estudam na rede municipal, e já receberam o kit, faz tempo, no meu tempo era tudo comprado, e ainda tinha a tal taxa escolar , e todos estudavam , nenhum pai reclamava , hoje não , eles tem filhos e acham que governo e município tem obrigação de cuidar de tudo.
 
helena da costa andrade em 03/06/2013 22:11:16
Senhores pais, antigamente os pais se responsabilizavam pela educação completa do filho como materiais escolar, uniforme, alimentação e principalmente priorizava educação, disciplina, regras e limites dos filhos. E ainda digo mais não tinha vale renda, vale gás, bolsa família, hoje em dia algumas pessoas tem filhos e esperam tudo dos programas sociais assim é fácil e ainda pensam que a escola deve educar confundem o papel da escola com a obrigação da família. Abram o olho povo e pare de reclamar cumpra com o dever de casa sustentando e educando seus filhos se não der conta do recado não faça filho.
 
Leonice Paula em 03/06/2013 22:09:17
Vou defender o Bernal de novo. Entendo que o material escolar para o ano letivo de 2013, deveria ter sido licitado em 2012, com previsão de entrega em tempo hábil. Debitar ao atual prefeito o atraso é no mínimo faccioso, mas como em política tudo é permitido.
 
Almerindo de Oliveira em 03/06/2013 21:19:28
ME DESCULPEM OS PAIS, NÃO ESTOU AQUI QUERENDO DEFENDER NINGUÉM, MAS ME POUPE NÉH!!!??? FICAR RECLAMANDO POR RECEBER AGORA O MATERIAL!! NA VDD OS PAIS DEVERIAM MESMO É COMPRAR O MATERIAL ESCOLAR DE SEUS FILHOS, A MAIORIA JÁ RECEBE BOLSA FAMÍLIA... É OBRIGAÇÃO DELES A ESCOLA TEM OUTRAS PRIORIDADES... TER FILHO ASSIM É FÁCIL!!!! SOMENTE EM MS QUE TEM ISSO!!!
 
PRISCILA DE PAULA em 03/06/2013 17:51:41
meus filhos sempre estudou na rede publica, teve ano que realmente não receberao no primeiro dia mas nunca se passou de uma semana. nao me lembro de tempo mair que isto, agora neste mandato eu achava que o pessoal do material escolar tambem tinha levado o calote e nao ia entregar o material.
 
Ailton Januário Branco em 03/06/2013 15:16:20
Agora vai ser mais dois meses pra organizar as entregas, vamos acompanhar...