A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

17/04/2013 07:17

Pais de alunos de escolas reclamam da falta de kit escolar e uniformes

Mariana Lopes
Pais de alunos de escolas reclamam da falta de kit escolar e uniformes

Passados dois meses do início do ano letivo, escolas e creches da Reme (Rede Municipal de Ensino), em Campo Grande, ainda não entregaram o kit escolar e uniformes aos alunos. A situação gera reclamação e revolta nos pais, que tiveram que desembolsar um dinheiro que não estava programado no orçamento para comprar o material dos filhos.

A vendedora Luciana Girike de Lima, 34 anos, tem uma filha que estuda no 7º ano da escola municipal Arassuay Gomes de Castro, no bairro Tiradentes. Segundo ela, nenhum aluno recebeu o kit escolar. Sobre o uniforme, a mãe garante que a filha dela recebeu, mas os alunos do 8º e 9º ano ficarem sem.

De mãos atadas, ela conta que não teve como escapar de mexer no orçamento do mês de fevereiro, e comprou, às pressas, o básico, como caderno, estojo, lápis de cor, borracha. Esse é o terceiro ano que a filha dela estuda na escola, mas é o primeiro que falta o material escolar.

“A gente sabe que existe a verba para comprar esse material, que já deveria estar separada. Ficamos em dúvida em relação ao que está sendo feito com o dinheiro, mas a escola também não nos dá explicações”, critica Luciana.

No Ceinf do bairro Dalva de Oliveira, a situação é bem parecida. A manicure Valdirene Lopes Barros, 29 anos, tem uma filha que fica no berçário e afirma que os alunos, de todas as idades, não receberam o uniforme.

Segundo Valdirene, em uma reunião com os pais, a direção da escola se comprometeu em entregar os uniformes no prazo de duas semanas após o início das aulas, mas até agora os alunos continuam sem o benefício prometido.

“Minha filha usa roupa do dia-a-dia para ficar na creche. Em minha opinião, a Prefeitura tinha que dar o uniforme, pois já é algo que está previsto no orçamento”, reclama a manicure.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura, que não deu retorno até o fechamento desta matéria. Na escola, ninguém falou com a equipe.



Isso só veio acontecer porque existia diferenças daqueles que podiam comprar os uniformes dos filhos (mesmo com muito sacrifício) e os que não podiam. Esses que não podiam, nem mesmo conseguiam colocar comida em casa (porisso o programa de merenda escolar - tem crianças que recebem a única alimentação que é essa dada na escola). Para que todos ficassem iguais o governo passou a proporcionar os uniformes aos alunos, acho justo porque é um dinheiro bem empregado, política acertada.
 
Carlos Marques em 18/04/2013 11:34:11
Antigamente o povo não tinha esta verba disponivel, hoje é um direito adquirido, se eles não der para as crianças este dinheiro é desviado, e vai para o bolso dos corruptos. Senhor prefeito cumpra o seu dever honre os votos recebidos
 
maria da silva torres em 17/04/2013 14:09:28
Hás pessoas que não tem condições econômicas nehuma de criar os filhos e joga a culpa no poder público.
 
Márcio Rodrigues em 17/04/2013 14:06:32
Como muitos dizem... PACIÊNCIA............

Será que tenho que ter paciência se meu filho não entrar no CEINF porque não tem uniforme????

isso é um absurdo, fiquei sabendo com a administração do CEINF que os uniformes chegaram em Dezembro/2012, só que o atual prefeito BERNAL ainda não autorizou a entrega...

É UMA VERGONHA ESSA NOVA ADMINISTRAÇÃO DE CAMPO GRANDE!!!!
 
JAQUELINE RODRIGUES em 17/04/2013 13:33:59
(angelica miranda) vai estudar minha filha.....
se vc não sabe não são os governantes q pagam, e sim os impostos q nós e os pais desses alunos pagam.
o nelsinho sabia usar nosso dinheiro agora esse bernal deve pensar igual a vc.isso não é favor é obrigação.
 
nilda lima em 17/04/2013 13:25:54
Voces nao quriam mudança,agora agunta o BERNALLLLLLLLLLL.
 
pedro silva em 17/04/2013 13:20:38
bem feito para esse povo q votou no bernal,tem q ferrar mesmooo.....
pra quem votou no bernal e está passando por isso bem feito......estou adorando.
 
nilda lima em 17/04/2013 13:18:23
Seria tão bom se os pais se preocupassem dessa maneira com a educação de seus filhos para que nós professores conseguíssemos darmos aula como antes ao qual a escola era a nossa segunda casa. Mais somente se preocupar com kit escolar é demais né? Agora filhos é nossa responsabilidade e não do governo. É só um desabafo de uma professora que ama a profissão, mais do jeito que está, tá complicado.
 
Rosangela Miranda em 17/04/2013 12:56:25
O povo anda muito acomodado, querendo tudo na mão, na minha época de escola ninguém ganhava, kit material, uniforme, merenda, e seja mais o que estejam reclamando, minha mae crio 3 filhos sozinha sem nunca precisar de ajuda de bolsa alimentação, escola, vale gás e sabe mais o que, que o governo dá hoje, hoje estmos todos formados e nunca precisamos de ajuda nenhuma. O povo tem que deixar de querer depender dos outros pra fazer as coisas que deseja. e não ficar colocando a culpa no governo, se acha que não tem condição de sustentar um filho então que não os tenha.
 
Debora Thomaz em 17/04/2013 12:24:42
A moça da foto, bem vestida, de cabelo feito em salão vem com a conversa que teve que gastar um dinheiro não programado pra comprar um caderno, um lápis e uma borracha ?
Eu nunca tive nada de graça, tudo sempre foi pago com dinheiro suado, vindo da labuta dos meus saudosos pais que me ensinaram desde pequeno que se quiser ter alguma coisa nessa vida, tenho que correr atrás. O poder público não pode ser responsabilizado pela conduta de pessoas como você, que prefere gastar com futilidades ao invés de investir na educação de sua prole, gerada por livre e espontânea vontade e não sob coação do mesmo poder qual a Sra. cobra por uniforme e material grátis. Como diz o adágio popular : "a porta da rua é serventia da casa".
 
Marcos Paulo Hypollito em 17/04/2013 12:20:19
Não seria melhor pedirmos que nos deem melhores professores??? Pois, estes sim é que nos proporcionarão uma melhor educação para os nossos filhos para que estes não fiquem 8 ou até 10 anos correndo atrás para entrar numa Universidade, sabe porque??? Porque nós, os pais, ficamos preocupados com a entrega de Kits escolares, ao invés de irmos atrás do principal que é o que vai ficar plantado definitivamente nas cabeças de nossos filhos, que é o estudo dado e fixado pelos nossos briosos Professores. Afirmo e reafirmo que quem fica correndo atrás de kits escolares se esquecem que tudo isso é só material de propaganda eleitoral e o que é pior, adquiridos com o dinheiro público, dinheiro nosso. Portanto, cadernos, tênis, uniformes, etc... é de nossa obrigação corrermos atrás e fim de papo!!!
 
Juvenal Campos Corrêa em 17/04/2013 12:13:36
O povo tá mto mal acostumado mesmo!!!
 
Cristiane Lima em 17/04/2013 11:30:58
Exatamente TRIAGEM,temos presenciado carros magnificos levando os filhos nas escolas municipal e estadual...e que nao usam as mochilas e dao para outras pessoas...pois vemos muitos usando nas costas por ai.E outra,se nao tem uniforme aguarde.Pois a escola sabe e nao vai por fora o aluno.O novo prefeito falou ontem na tvmorena,que estao revendo os contratos feitos nas coxas o povo precisa ter mais visao e entendimento pois, TUDO PRECISA MUDAR,como disse Delcidio o PMDS instalou-se aqui e tudo absolutamente tudo tem que ser revisto.Pasciencia e entendimento é só dos cultos!!!!!!!
 
marly schroder marques em 17/04/2013 11:00:21
Tem pessoas no meu bairro que necessitam do uniforme e material escolar dado pela prefeitura pq os pais não tem condições de comprar, acho que a Prefeitura já tinha que ter resolvido isso.
 
FERNANDA POMPEU em 17/04/2013 10:37:23
POR ISSO QUE O BRASIL ESTÁ DESSE JEITO.... É BOLSA PRA TUDO E TRABALHAR QUE EH BOM NADA... NAO PODE MAIS DAR UM TAPINHA NO FILHO QUE EH CRIME, NAO PODE MAIS CHAMAR O NEGRO DE PRETO PQ EH CRIME (COMO SE ELE FOSSE BRANCO), NAO PODE MAIS NADA... ESSA MORDOMIA TEM QUE ACABAR... MATERIAL OS PAIS SAO RESPONSAVEIS... VEJO MUITA GENTE AQUI NO SITE E NO FACEBOOK COMENTANDO QUE O FILHO NAO GANHOU UNIFORME NEM MATERIAL... MAS TEM COMPUTADOR EM CASA, TRABALHA MEIO PERIODO E TUDO MAIS... NO MEU TEMPO TB NAO TINHA NADA DE GRAÇA.
 
Victor Ortiz em 17/04/2013 10:31:58
Bom sou da seguinte opnião o Prefeito, Governador e Presidente nao sao responsaveis por darem material.Assim q se decide ter filhos temos q ter a conciencia de nossos deveres e nao passar essas responsabiliadade para Prefeitura, Estado e Governo.Vejo que tem gente q realmente necessita nesse Caso eu sou a favor, mas acho que deveria fazer toda uma Triagem primeiro, Compravante de Renda, Compr. de Residencia enfim, pq muitos que pega nao Necessita de fato.Os Pais tem que ter responsabilidade sim por isso que o mundo esta do jeito que esta, muito facil coloca filhos no mundo, sem ter Obrigacoes e responsabiliades hoje em dia quase tdo é dado.Maes e Pais com deveres com os filhos gera um bom Cidadao , pq muitos so coloca no mundo e deixa pro Prefeito, Estado e Governo e isso nao é certo...
 
Susan Keyla Mendes em 17/04/2013 10:01:14
Existe um ditado que diz: "UMA PESSOA PREVENIDA VELE POR DUAS"!!
Algums familias sao extremamente carentes essa sim precisam verdadeiramente de ajuda para manter filhos,mas existe tbm o outro lado que sao os que nao necessitam tanto assim de ajuda,para esses cabe lembrar que é possivel fazer planejamento para compra de material escolar para o filho que estuda na rede publica,pior seria se todos estudassem na rede particular iriam reclamar para quem? Nao devemos esperar apenas pelos "governantes" temos que agir!!!!!!!
 
sarah de castro ovando em 17/04/2013 09:59:35
Pois é meus amigos. Em um país de assistencialismo, qualquer coisa vira motivo de reclamação. "No meu tempo" (eu tenho 27 anos), não ganhávamos nada... uniforme? Tínhamos que comprar; Material? Todo comprado. Eu era de uma família humilde, sem muitas posses, estudei minha vida inteira em instituições públicas e mesmo assim meus responsáveis se viravam e davam um jeito (honesto) de comprar, e ai da gente e dos nossos pais se fossemos para escola com material faltando. Acho sim que tem pessoas muito carentes que não tem condições, mas e a Bolsa Família? E as outras "bolsas da vida". Certeza que 90% desse pessoal que está reclamando tem condições de adquirir o material. Educação de Qualidade vai muito além de material e uniforme.
 
Alexsandro Ferreira Lima em 17/04/2013 09:54:20
É fato mesmo!!!!! o povo não para de reclamar!!!!!! Acho eu que não é um uniforme e um caderno brochura que vai tirar a intelectualidade de um aluno!!!! no meu tempo não tinha nada e me formei e agora tem tudo e esses pais ficam exigindo? Vão trabalhar...
 
Getúlio Albuquerque de Moura em 17/04/2013 09:36:49
Interessante ....alguns precisam de fato, porém vejo gente sentada em mesa de bar, fumando, tomando cerveja e reclamando ????? póóóde ????? se gastar com material para o filho cuméqui vai comprar cigarro né ?????
 
juraci montanha em 17/04/2013 09:22:06
Francamente....o Brasil afunda cada dia mais nesta política paternalista. Ninguém quer comprar nada. Tudo acha que é obrigação do governo; em todas as esferas. Eu acho que o governo tem sim a obrigação e fornecer boas escolas, bons professores. Mas caderno? canetinhas? lápis? borracha??? É um pouco demais....
É uma vergonha ver a população reclamando disso. Além disso, alguém dá valor aos estudos por causa disso? NÃO! Pq ninguém dá valor àquilo que vem fácil demais.
É preciso ensinar a pescar, não dar o peixe.
 
Aline Ribeiro em 17/04/2013 09:21:21
a escola coracão de maria; que a fusão do estado com o instituto de jesus adolescente, apesar de ser muito boa, tambem nao entregou o material didático, sem contar não tem a estrutura das outras escolas estaduais porque o prédio não é do governo. quem sofre com isso?
 
selma rodrigues em 17/04/2013 09:18:07
E o Bernal, só fazendo burrice.....e o povo paga.... mas quem voto no Bernal????
 
ANDREA MOREIRA De SOUZA em 17/04/2013 08:58:05
é o povo faz filho e quer que governo e prefeitura mantém , está facil fazer filhos seu eu tenho quem mantém
 
angelica miranda em 17/04/2013 08:43:08
E o Bernal!?
 
Suzi Garcia em 17/04/2013 08:40:10
E o Bernal!?
 
Suzi Garcia em 17/04/2013 08:38:55
nao queriam inovação? toma população! Vota no Bernal...
 
miguel santos em 17/04/2013 08:37:34
Na rede estadual é a mesma coisa, tenho que usar minhas próprias camisetas ou as do ano passado, mas quem entrou na escola este ano, não ganhou e vai pra escola sem uniforme mesmo!!
 
Ana Lúcia em 17/04/2013 08:30:09
Mas como esse povo reclama, quer tudo de graça.
 
Elder Lopes em 17/04/2013 08:26:53
O Bernal não está entregando o material porque tem faixa laranja na roupa e lembra a administração anterior. Pode? Birra ... só birra. Será que esse cara foi criado por vó?
 
Carlos Marques em 17/04/2013 08:16:01
Bom dia, nossa o povo reclama de tudo antigamente não tinha nada disso, o material escolar sempre foi comprado. André Nelsinho acostumou muito mal a população.
 
acedo eugenio em 17/04/2013 08:15:00
O pior não é ver a total incompetência deste prefeitinho...o que mata é ver comentários de pessoas ainda defendo o sujeito...eta país de terceiro mundo...
 
Patrícia Andrade em 17/04/2013 08:11:59
Antigamente, na época dos meus pais era assim, não temos do que reclamar. Não davam livros, merenda, nem nada. Vocês reclamam de boca cheia, os pais também tem obrigação.
 
Aline Luna em 17/04/2013 08:09:07
Uai vcs não queriam mudança. Tá ai agora, só daqui a 4 anos.
 
jose carlos em 17/04/2013 08:01:38
NA ESCOLA IRMÃ IRMA ZORZI NINGUÉM RECEBEU O KIT DE MATERIAL ESCOLAR TIVEMOS QUE COMPRAR O BÁSICO COM A PROMESSA DE QUE SERIA ENTREGUE O KIT MAS ATÉ AGORA NADA. CADE O BERNAL?
 
ATAIR SOUZA DE CARVALHO em 17/04/2013 07:55:44
É bom que seja bem estendida e esclarecida esssa reclamação, que acontece não só no Município, o Estado também tem o mesmo atraso todo ano. Este ano que o Bernal entrou aí, aparece gente de todo lado reclamando. O Estado e o Município para ser eficiente teria que deixar de fazer a politicagem; entregar os materiais em Janeiro ao Diretor da Escola. Isso os eleitores deveriam cobrar do vereadores e deputados, das comissões diversas, fiscalizadores de tudo.
 
luiz alves em 17/04/2013 07:51:53
E O BERNAL ¿¿¿
 
wanderson nunes dias em 17/04/2013 07:37:31
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions