ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Supremo deve julgar ADI contra professores na quarta

Redação | 13/12/2008 21:00

O STF (Supremo Tribunal Federal) deve decidir na próxima quarta-feira se suspende a lei nacional que institui o piso nacional dos professores de R$ 950,00 e que aumenta o tempo de planejamento das aulas. Amanhã começa a última semana de julgamentos no STF.

A ADI é movida pelos governadores André Puccinelli, Ieda Crusius (RS), Roberto Requião (PR), Cid Gomes (CE) e Luiz Henrique (SC).

O governador de Mato Grosso do Sul não questiona o valor do piso salarial, mesmo porque já se antecipou em um ano à obrigatoriedade de elevar o piso salarial do magistério. Os professores terão aumento de 13,45% em janeiro de 2009, um ano antes do que determina a lei nacional.

Mas Puccinelli é contra o aumento da jornada de trabalho dos professores. A lei determina que 33% da jornada de trabalho de 40 horas semanais deverá ser destinada ao planejamento. Atualmente, de cada 10 horas semanais trabalhadas, apenas uma é dedicada ao planejamento do ensino.

Na prática, a ampliação do tempo de planejamento obrigaria a contratação de 1.900 professores no Estado.

Nesta última semana de julgamentos, o STF também deve analisar a primeira proposta de Súmula Vinculante e diversos processos penais, incluindo o pedido de abertura de inquérito contra o deputado federal e ex-ministro da Fazenda do Governo Lula, Antônio Palloci (PT-SP), pela suposta quebra de sigilo bancário do caseiro Francenildo.

Nos siga no Google Notícias