ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Política

Temer reforça que Estados terão recursos federais para a segurança pública

Presidente afirma que sua gestão fará repasse de recursos por meio do recém-criado Ministério da Segurança Pública

Humberto Marques | 22/03/2018 14:00
Temer disse que estados terão verbas para investir em segurança pública. Governo dará “todo o apoio à atividade”, afirmou. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Temer disse que estados terão verbas para investir em segurança pública. Governo dará “todo o apoio à atividade”, afirmou. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O presidente Michel Temer reforçou nesta quinta-feira (22), em Brasília, que os Estados vão contar com recursos do recém-criado Ministério da Segurança Pública para investimentos no setor. Ele reforçou que a área de segurança é de responsabilidade do estado, assim, o governo federal dará “todo o apoio à atividade”.

“A tarefa da segurança pública cabe fundamentalmente ao estado, então, não podemos invadir a competência do estado. Mas, o que nós vamos fazer é coordenar e integrar essa atividade de segurança pública. Seguramente, nós vamos dar todo o apoio à atividade de segurança pública, vamos, inclusive, colocar recursos para os Estados para prover a questão da segurança pública”, afirmou Temer, segundo a Agência Brasil.

O Ministério da Segurança Pública será responsável pela coordenação desses investimentos. A Medida Provisória que criou a pasta foi assinada em fevereiro, elevando para 29 o total de ministérios. A pasta será composta pelo Departamento de Polícia Federal, Departamento de Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional, o Conselho Nacional de Segurança Pública, Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e a Secretaria Nacional de Segurança Pública –que, antes, eram subordinados ao Ministério da Justiça, de onde também sairá o orçamento.

O novo ministério terá entre suas obrigações o patrulhamento ostensivo das rodovias federais e a política de organização e manutenção das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Brasília – Nesta quinta-feira, governadores que integram o Fórum Brasil Central se reúnem na capital federal tendo a segurança pública entre suas pautas, conforme antecipou ao Campo Grande News o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), presente ao encontro.

Além de Reinaldo, governadores de Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Tocantins, Maranhão e Distrito Federal participam do encontro. O chefe do Executivo sul-mato-grossense informou que seus pares estão incomodados com tratamento dado até aqui pelo Palácio do Planalto ao tema.

O encontro de governadores, no Palácio do Itamarati, também terá em pauta a articulação institucional e internacional dos Estados e do consórcio, que desde esta quinta passa a ser presidido por Pedro Taques (PSDB-MT).

Nos siga no Google Notícias