ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Tratado como candidato, Odilon diz que ainda não sabe se disputará Governo

Osvaldo Júnior | 07/11/2017 16:40
Juiz aposentado Odilon de Oliveira durante entrevista ao Campo Grande News (Foto: Marcos Ermínio)
Juiz aposentado Odilon de Oliveira durante entrevista ao Campo Grande News (Foto: Marcos Ermínio)

Depois de três décadas como juiz federal, Odilon de Oliveira, 68 anos, entra no campo político e é o nome forte do PDT (Partido Democrático Trabalhista) para a disputa do governo estadual nas eleições de 2018. Em entrevista ao Campo Grande News, concedida durante visita ao jornal, o juiz aposentado afirma que pretende ser governador, mas evita afirmar se já se considera candidato.

“Envolve muitas compreensões”, disse, com cautela. “A compreensão do PDT é que eu seja candidato ao governo do Estado", acrescentou. Isso está tão certo que o partido prepara para este sábado (dia 11) festa para comemorar o nome de Odilon com candidato com a possível presença de Ciro Gomes, pré-candidato a presidência da República.

A pesquisa, referida por Odilon, estaria sendo preparada pela legenda. “Não estou na direção do partido, mas certamente, isso [pesquisa de opinião] está sendo preparado. Não sei pra quando, mas vai ter”, adiantou.

O juiz aposentado completa que a disputa para a chefia do Executivo estadual também depende de conversas internas com sua família. Questionado sobre seu desejo, foi enfático: “Se a legislação permitisse, como ocorre em alguns países, gostaria de ser governador e senador”, afirmou.

Ele explica, entretanto, que não defende reforma política que possibilite um senador ser também governador. “A separação dos poderes não permite isso, porque o Legislativo precisa fiscalizar o Executivo. Não daria certo no Brasil. Eu disse isso apenas como força de expressão”, ponderou.

O juiz detalha que, nas duas funções, poderia contribuir para a melhoria de questões que ele avalia, hoje, como falhas.

Segurança – Entre as áreas que Odilon acredita que precisa atuação urgente é a da segurança pública. Para ele, esse segmento não está isolado e, portanto, depende de políticas públicas integradas e preventivas.

“O problema da segurança não se resolve com coturno e cacetete. Passa pela educação, saúde, habitação e outras áreas. Depende de projetos sociais. o Estado deve investir mais na prevenção que na punição”, comentou.

Reforma na legislação – Em se tratando estritamente do crime organizado, um dos fatores que agravam o problema da segurança pública, o juiz defende reforma na legislação penal. “Para combater o crime organizado, é preciso mudar a legislação, estabelecendo punições mais severas a crimes cometidos por ricos, como sonegação fiscal e evasão de divisas.”

Ele exemplifica com as punições previstas para o furto qualificado e a evasão de divisas. O primeiro crime, cometido, sobretudo, por pobres, conforme o juiz, tem pena de dois a oito anos de reclusão. Já o segundo, que envolve mais os ricos, é punido com dois a seis anos de prisão.

Maconha – O juiz também tratou sobre descriminalização da maconha. “Sou contra a legalização de qualquer tipo de droga. Essa liberdade estimularia o consumo. Aí o único freio para não usar a droga seria o freio moral”, argumentou.

De acordo com ele, há estudo de uma universidade dos Estados Unidos (não soube citar qual) que mostra que o consumo de maconha aumentou em quatro vezes depois da legalização. “E essa droga causa um mal muito grande, porque ela destrói o sistema neurológico. Além disso, é a porta de entrada para outras drogas”, afirmou o juiz.

Odilon, no entanto, é favorável ao uso da maconha para fins medicinais. “O Brasil precisa investir em tecnologia para separar o componente canabidiol da maconha para o combate de doenças”, defendeu. "Isso sim deve ser feito", finalizou. 

Nos siga no Google Notícias