A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

25/08/2016 20:11

TRE autoriza que candidato tenha acesso a dados de pesquisa eleitoral

Nyelder Rodrigues

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) autorizou nesta quinta-feira (25) que a chapa "Por uma Campo Grande Melhor", encabeçada pelo candidato a prefeito Carlos Alberto David dos Santos, o Coronel David (PSC), tenha acesso ao sistema interno de controle da coleta de dados de uma pesquisa eleitoral feita pelo instituto Instituto Valle.

Conforme a decisão, a coligação poderá checar os dados referentes à identificação dos entrevistadores, planilhas individuais, mapas e demais dados que estejam anexados à pesquisa, além do relatório final e modelo de questionário aplicado. O acesso não vai romper o pacto de preservação da identidade dos entrevistados.

Os advogados de David, Rafael Scaini e Luiz Carlos Santini, acionaram a Justiça Eleitoral para obter esclarecimentos sobre a pesquisa de intenção de votos após terem dúvidas sobre a qualidade do levantamento, já que a coleta das entrevista e a tabulação foram realizados em um curto período - pesquisa realizada dia 10 de agosto e divulgada seis dias depois.

O estudo foi registrado sob o número MS 08296/2016 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e envolveu 850 pessoas. Ao Campo Grande News, o Instituto Valle afirmou que é direito dos candidatos e de qualquer cidadão ter acesso às informações. solicitadas, sendo que os documentos requisitados já foram enviados ao TRE para serem encaminhados ao solicitante.

A decisão de liberar o acesso à pesquisa foi tomada pelo juiz Marcelo Andrade Campos Silva, da 53ª Zona Eleitoral. Foi dado um prazo de dois dias para que sejam enviados os dados à David. Também foi dado o prazo de mais dois dias para que seja aberto acesso na sede ou filial da empresa para ter acesso aos dados, durante horário comercial.

Assembleia recebe prestação de contas e fará limpeza de pauta antes do recesso
A última semana de trabalho do Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul em 2017 será aberta com a audiência pública para prestação de contas do govern...
Assembleia vota prorrogação de adesão a fundo que regula incentivos fiscais
A prorrogação até 30 de dezembro do prazo para que empresas beneficiadas com incentivos fiscais concedidos pelo governo do Estado se inscrevam no Fad...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions