ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

TRE julga deputados acusados de infidelidade nesta terça

Redação | 03/06/2010 15:39

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) definiu para o dia 8 de junho, o julgamento do processo de infidelidade partidária movido pelo PDT contra os deputados estaduais Ari Rigo e Onevan de Matos, ambos do PSDB.

Após ser instruído com documentos e depoimentos testemunhais, o juiz relator do processo Luiz Gonzaga Mendes Marques agendou o julgamento para a próxima terça-feira.

O PDT requereu o mandato, acusando-os de infidelidade. Os parlamentares, por sua vez, contestaram a ação, apontando que houve 'justa causa' (motivo permitido legalmente) para a troca de legenda partidária.

Segundo eles, havia a ameaça de negativa de legenda para que os quatro deputados estaduais da bancada se candidatassem novamente.

Rigo, Onevan e Ivan de Almeida deixaram o partido no final de setembro do ano passado. Antônio Braga, que não é mais candidato, permaneceu.

Ivan não é réu neste processo, visto que não foi eleito pelo PDT, que, por conseguinte, não tinha legitimidade para requerer seu mandato junto ao TRE.

O diretório regional do PDT entrou com a ação na Justiça em 2009, sob o argumento de que Rigo e Onevan se desfiliaram, sem justa causa, do partido pelo qual se elegeram deputados estaduais em 2006.

Rigo e Onevan argumentam que foram perseguidos após a intervenção no partido, organizada pelo diretório nacional e mobilizada pelo deputado federal Dagoberto Nogueira e pelo então presidente regional da legenda, João Leite Scchimidt.

Durante as audiências com testemunhas arroladas na ação, Onevan e Rigo convocaram os deputados Youssif Domingos (PMDB), Ivan de Almeida (PRTB) e o vereador da Capital, Loester Nunes (PDT).

O parecer do juiz relator será analisado pela corte eleitoral, de sete membros. O presidente, desembargador Luis Carlos Santini, só vota em caso de empate.

Nos siga no Google Notícias