ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Justiça Eleitoral precisa de 22 mil mesários para as eleições deste ano

Mariana Lopes | 22/07/2012 12:42

Todo eleitor em situação regular perante à Justiça Eleitoral pode se inscrever. Para este ano, o TRE-MS estima que cerca de 22 mil mesários trabalhem em todo o Estado.

Mesários da eleição de 2010 (Foto: Arquivo/João Garrigó)
Mesários da eleição de 2010 (Foto: Arquivo/João Garrigó)

A menos de três meses para as eleições de 2012, o Tribunal Regional Eleitoral já aguarda as inscrições de voluntários e prepara a lista de convocados para trabalharem como mesários nas zonas eleitorais no dia 7 de outubro.

Todo eleitor em situação regular perante à Justiça Eleitoral pode ser mesário, exceto candidatos e parentes deles, membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva, autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo, funcionários do serviço eleitoral e cidadãos menores de 18 anos.

Para quem for convocado ou se candidatar como mesário voluntário, o TRE oferece alguns benefícios, como dois dias de dispensa do serviço público ou privado por cada dia de serviço prestado à Justiça Eleitoral, sem prejuízo de salário ou qualquer outro benefício.

No dia da eleição, os mesários têm direito a auxílio-alimentação, sendo que o presidente de mesa recebe também uma ajuda de custo para o combustível. Todos recebem também certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral.

Em caso de concursos públicos no Tribunal Regional Eleitoral, quem já trabalhou como mesário tem prioridade em desempate, desde que haja esta previsão no edital.

O trabalho como mesário é reconhecido como atividade extracurricular aos universitários das faculdades conveniadas, como é o caso da Anhanguera-Uniderp, UCDB, Estácio de Sá, Unigran, Unaes, Funlec, Facsul, FCG, contabilizando em dobro as horas certificadas.

Aquele que tiver interesse em trabalhar como mesário, pode se inscrever diretamente no Posto de Atendimento da Justiça Eleitoral ou no portal do TRE-MS (www.tre-ms.jus.br), na seção Mesário Voluntário.

Para o pleito deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) estima que cerca de 22 mil mesários trabalhem em todo o Estado.

Nos siga no Google Notícias